A nossa saúde está diretamente ligada aos alimentos que consumimos no dia a dia. Como diz a famosa frase “nós somos o que comemos”. E é justamente por muitas pessoas seguirem uma dieta saudável e balanceada que têm uma qualidade de vida e uma longevidade bastante maior.
Entretanto, há aqueles alimentos que podem ser considerados verdadeiros inimigos da vida saudável e, ainda pior, podem até causar câncer. A maioria deles pode ser encontrada diariamente na mesa das pessoas, e os industrializados e processados estão entre os principais. Mas há aqueles que nem desconfiamos que podem fazer mal a nós.
1. AÇÚCAR REFINADO
O açúcar refinado é considerado como um alimento cancerígeno pelos seguintes aspectos: ele crava os níveis de insulina no sangue e aumenta muito a glicemia. Também “alimentam” mais as células do cancro, por ser de mais rápida e fácil absorção no organismo.
2. PIPOCAS DE MICRO-ONDAS
Ela pode até ser saborosa, mas bem não faz. A pipoca de micro-ondas. O ácido perfluorooctanoic (PFOA), um composto também encontrado em objetos revestidos com Teflon, reveste o saco que envolve a pipoca. Tal substância pode ser perigosíssima para o ser humano, e pode sim causar um tumor. Além de a pipoca conter conservantes nocivos como o propilgalato (que afetam o estômago e a pele).
3. CARNE VERMELHA
A carne vermelha pode sim ser um agente cancerígeno. Segundo estudos da revista especializada PLoS Medicine, uma dieta rica em carne vermelha (62,5 gramas, ou um bife pequeno para cada 1 000 calorias) aumenta em 24% o risco de cancro colorretal. Outros estudos apontam ainda que ela, a carne vermelha, pode ter influência sobre tumores de intestino, estômago, mama, próstata e bexiga. Por isso, é bom ter cuidado com esse alimento.
4. CARNES PROCESSADAS
De acordo com um estudo realizado pela Instituto Karolinska, na Suécia, comer carne processada, como bacon, presunto ou salsichas, pode causar cancro no pâncreas. O consumo de cerca de 50 gramas desse alimento (o equivalente a uma salsicha) aumenta as chances de desenvolver a doença em 19%. É outro alimento que muita gente gosta mas o melhor é evitar ou não exagerar no consumo.
MODO DE PREPARO
5. REFRIGERANTES
O refrigerante é consenso entre os especialistas: é ruim para a saúde. Além disso, pode com certeza aumentar os riscos de se ter cancro. A bebida, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de cancro. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes “zero”.
6. FRUTAS COM AGROTÓXICOS
Os compostos químicos que acompanham a maior parte das frutas que ingerimos são altamente prejudiciais ao organismo, e podem auxiliar no aparecimento de cancro. E o pior, é que não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento.
7. A FARINHA REFINADA
A farinha refinada é um ingrediente comum em muitos alimentos processados. Seu excesso de hidratos de carbono é preocupante. O consumo regular desses está relacionado ao aumento de 220% dos casos de cancro de mama nas mulheres. Ao mesmo tempo, ao alto teor de índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, algo que alimenta o crescimento de células cancerígenas.
8. ÓLEO HIDROGENADO
Os óleos hidrogenados alteram a estrutura e flexibilidade das membranas celulares no corpo, o que pode levar a uma série de doenças debilitantes como o cancro. Alguns fabricantes estão parando de usar óleos hidrogenados e estão os substituindo por óleo de palma e de outras alternativas mais seguras, mas as gorduras trans ainda são amplamente utilizados em alimentos processados.
9. BATATAS FRITAS
As batatas fritas são deliciosas e perigosas. Além de formarem acrilamina, elas trazem aromas artificiais, conservantes, corantes e muitas outras substâncias químicas em grande quantidade.
LEIA TAMBÉM
10. ADOÇANTE ARTIFICIAL
O aspartame, utilizado nos adoçantes artificiais, é metabolizado no trato gastrointestinal, produzindo o metanol, uma substancia conhecida como carcinogênica, isso é, tem a capacidade de aumentar o risco do surgimento de cancro. Devido à produção de metanol, diversos estudos foram realizados em animais para tentar avaliar o risco do desenvolvimento da doença.
Fonte e Imagens: http://circuito10.blogspot.com.br/