Algumas formas de alisar o cabelo são fazer uma boa hidratação nos fios e a seguir fazer uma escova no salão e usar a chapinha, mas uma forma mais duradoura de alisamento é recorrer aos produtos químicos que só devem ser aplicados pelo profissional cabeleireiro com conhecimento da técnica.
Como alisar o cabelo naturalmente
Para alisar o cabelo naturalmente, uma ótima solução é hidratar os cabelos com um creme de queratina depois de os lavar normalmente, pois o creme, além de alisar os cabelos, confere brilho e diminui o frizz do cabelo. Deve-se deixar atuar o creme durante 20 minutos, depois enxaguar bem os cabelos e pentear a seguir, deixando os cabelos secarem naturalmente.
A hidratação é uma excelente forma de alisar os cabelos sem química. Veja ótimas opções para cada tipo de cabelo em: Hidratação para cabelos.
Como alisar o cabelo em casa
Para alisar o cabelo em casa, uma opção é fazer uma escova e a seguir passar a ‘chapinha’. Para isso, deve-se lavar bem os cabelos primeiro com shampoo e condicionador próprios para o tipo de cabelo e depois enxaguar bem os cabelos, retirando totalmente o produto do cabelo.
Após a lavagem, deve-se aplicar um leave-in que é um creme para pentear sem enxágue para proteger os fios e secar o cabelo, mecha por mecha com o secador, esticando bem os fios. No final da escova, deve-se jogar um jato de ar frio no cabelo para tirar um melhor resultado. Para finalizar deve-se passar a chapinha.
Como alisar o cabelo com chapinha
Para alisar o cabelo com chapinha, é necessário ter certos cuidados porque a chapinha pode deixar os cabelos lisos rapidamente, mas, devido à alta temperatura, pode danificá-los. Assim, deve-se pegar pouco cabelo de cada vez e passar a chapinha, mas nunca passar a pranchinha mais que 5 vezes na mesma mecha para não queimar os fios de cabelo. Outro cuidado que se deve ter é secar muito bem o cabelo antes de passar a chapinha.
Depois de passar a chapinha, uma boa dica é aplicar um reparador de pontas no comprimento e pontas do cabelo. A chapinha só deve ser usada 2 vezes por semana e após o uso deve-se aplicar produtos para proteger e ajudar a hidratar os fios de cabelo.
- Os Melhores Tons Para Cobrir Cabelos Brancos Suco seca barriga – 7 receitas de sucos para emagrecer Dicas para Acabar com o Inchaço
Como alisar o cabelo com produtos químicos
Para alisar o cabelo crespo, a maneira mais eficiente é recorrer a produtos químicos utilizados no salão de cabeleireiro. Existem diversas opções, dentre elas estão:
1. Escova progressiva de aminoácido ou de chocolate: A escova não contém formol, mas possui um substituto chamado de glutaraldeído que promete alisar os cabelos e mantê-los lisos por mais tempo.
2. Escova marroquina: Contém queratina, colagênio e apensa 0.2% de formol, que é a quantidade permitida pela Anvisa.
3. Lifting hair: Não tem formol, dura em média 40 lavagens e depois disso precisa ser retocado. Para o retoque pode-se utilizar o produto em todo o cabelo, sendo ideal para quem tem muito volume e cabelos ressecados. O lifting hair pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, inclusive por quem já tem os cabelos quimicamente tratados, com antigos alisamentos e tinturas. Um dos produtos mais conceituados no mercado é o UOM Nano Repair, da Tânagra. Pode ser comprado na internet ou em lojas de produtos cosméticos profissionais.
O ideal é utilizar produtos sem formol porque esta substância química foi proibida por aumentar o risco de câncer.
Mais para você que deseja um alisamento natural e saudável e não quer prejudicar a saúde do cabelo separamos algumas dicas simples e fáceis de como alisar o cabelo podem ser colocadas em pratica:
Suco de Aipo para Cabelos mais fortes:
- Misture um punhado de folhas de Aipo com 200ml de água em um liquidificador;
- Guarde isso em uma garrafa durante 12 horas fora da geladeira;
- No dia seguinte, aplique o suco no cabelo e couro cabeludo.
- Cubra com uma touca e deixe agir por 40-60 minutos. Em seguida lavar bem os cabelos;
Leite Hidrata e Amacia os fios
- Uma técnica muito popular é misturar ½ xícara de água com ½ xícara de leite, junte a mistura em um borrifador;
- Antes de aplicar penteie os fios;
- Pulverize este leite no cabelo e couro cabeludo. Penteie novamente;
- Deixe a mistura agir meia hora antes de lavar cuidadosamente com água;
- Repita esta técnica 1 -2 vezes por semana;
- Deixe secar naturalmente para um melhor resultado.
Leite de Coco proporciona uma ótima hidratação e Nutrição capilar.
Outra dica muito utilizada por mulheres de todo Brasil é o leite de coco que pode ser utilizado sem problemas como tratamento para alisar os fios.
- Junte 300ml de Leite de coco adicione o suco de 1 limão fresco;
- Misture bem e mantenha na geladeira;
- No dia seguinte, uma camada cremosa se formara;
- Aplique a mistura em seus cabelos e couro cabeludo;
- Cubra a cabeça com uma toalha quente e mantenha por uma hora;
- Lave com água e xampu de sua preferencia;
- Repita 2-3 vezes por semana para obter bons resultados.
Argila para fechar pontas duplas e eliminar fungos do couro cabeludo.
- Junte uma xícara de Terra de Fuller (Argila beneficiada para uso industrial) com 1 clara de ovo e 2 colheres de farinha de arroz,
- Adicione água para formar uma pasta, que deve ser suficiente para cobrir todo cabelo;
- Depois de pronto pode aplicar direto em seu cabelo até a raiz;
- Deixe agir por meia hora;
- Repita a aplicação este 2 a 3 vezes por semana para um resultado ainda melhor;
- Lavar o cabelo com água e um xampu suave depois de 2 horas.
-
Efeitos colaterais do Alisamento profissional de Cabelo:
Alisamento é uma tendência comum hoje em dia. Quem procura esta técnica quer endireitar seu cabelo para torná-lo mais elegante e bonito. No entanto, ele tem alguns efeitos colaterais que podem danificar o cabelo que e são causados principalmente pelo calor e produtos químicos usados nas aplicações profissionais feitas em salão.
Aqui estão alguns dos efeitos colaterais causados devido a alisamento de cabelo:
Ressecamento do cabelo: Ressecamento do cabelo é o efeito colateral mais comum do alisamento. O calor e os produtos químicos que são usados podem danificar o cabelo e fazer os fios perderem a umidade natural nos fios, outro efeito colateral é a perda do brilho a médio prazo.
Alergia: Alergia é outro risco que comum associado ao alisamento. A alergia é causada principalmente devido aos produtos químicos que são usados durante o alisamento. Alergia desencadeia coceira na pele e couro cabeludo, vermelhidão do couro cabeludo, erupções no couro cabeludo e coceira nos olhos. Nesses casos, você deve consultar um médico imediatamente para resolver esse efeito colateral.
Cabelo sem brilho: Este efeito é mais comum em pessoas que fazem o Alisamento em salão de beleza. Em casos de escova definitiva, dificilmente você pode mudar o seu penteado é impossível fazer penteados diferentes na maioria das vezes.
Queda de cabelo: Alisamento também pode causar queda de cabelo. O uso de produtos químicos de baixa qualidade e técnicas impróprias para alisar o cabelo pode quebrar o cabelo desde a raiz. Ele também faz com que os folículos capilares fiquem mais fracos o que leva a queda contínua de cabelo.
Como alisar o cabelo masculino
Os métodos de alisamento são quase as mesmas para homens e mulheres. Você pode arrumar o cabelo, agendar uma visita a um salão de beleza ou você pode simplesmente fazer o alisamento caseiro em casa.
Homens em geral preferem fazer o tratamento em salão de beleza, pois não tem a pratica necessária para fazer o alisamento caseiro mais isso também depende da espessura, comprimento e tipo de cabelo.
Nossa opinião sobre alisamento de cabelo
O resultado dessas dicas podem não ser tão profissionais e bem feitas como se você fizesse o mesmo tratamento em um salão profissional, mas você está poupando dinheiro e evitando introduzir química em seus cabelos e claro o efeito é praticamente o mesmo.