Acelere seu metabolismo! Derreta gordura mesmo em repouso
Muitas pessoas comentam que não conseguem emagrecer, se você é uma delas que já tentou várias dietas e não consegue perder aqueles quilinhos a mais, certamente seu metabolismo é muito lento.
Primeiramente vamos entender o que é, e como funciona o metabolismo, que nada mais é do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos. Enquanto se é jovem, o metabolismo é rápido. Por isso, na adolescência, muitos comem sem parar e continuam magros, mesmo depois de um pacote inteiro de bolacha recheada, por exemplo.
Depois dos 30 anos tudo muda, principalmente nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso, e esse é o grande problema: as células de gordura queimam menos caloria que as de músculo, a conhecida massa magra. Para não deixar o metabolismo ficar lento, podemos acelera-lo, e isso é fundamental para quem quer perder gordura localizada, as dicas para isso são muitas, da alimentação à prática de exercícios.
Existem alimentos termogênicos, que são capazes de aumentar a temperatura corporal, com isso acelerar a queima de gordura. Estes são:
Pimenta Vermelha: Esta aumenta a temperatura do corpo, fazendo queimar mais calorias. Bastam três gramas do tempero ao dia para você aumentar em 15% o seu metabolismo.
Água gelada: acelera o metabolismo, pois o corpo precisa aquecê-la até a temperatura média de 36º C.
Chá verde: A bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Deve ser tomado 4 xícaras de chá diariamente, só não pode ser adoçado.
Canela: Tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Pode ser usada parapreparar pratos doces, mas moderação nos doces.
Gengibre: Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes.
Fibras naturais: Por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, são fundamentais para absorção de nutrientes e ajudam a regular o intestino.
Café: Contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que te auxilia a se manter em estado de alerta. O ideal é consumir 4 xícaras por dia.
Óleo de coco: acelera o metabolismo, e atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes, pode ser consumida até 3 colheres (sopa) por dia, puro ou em saladas.
Ômega 3: Encontrado em peixes como salmão, sardinha e atum que podem serem consumidas nas principais refeições ou em lanches. Ômega 3 acelera em 35 o gasto calórico.
Toranja:Esse fruto ajuda a limpar o fígado, acelera o metabolismo e é um bom lanche para matar a fome entre as refeições.
Linhaça: Oferece dois grandes auxílios na perda de peso, acelera a queima calórica e regula o intestino.
Hábitos que aceleram o metabolismo
Não ficar grandes intervalos de tempo sem comer, o correto é se alimentar a cada 3 horas. No intervalo entre as principais refeições opte por uma fruta, sucos naturais ou barrinhas de cereais, mas fique de olho nas calorias.
O sono também é algo que interfere no metabolismo, quando uma noite de sono não é completada, o corpo acorda cansado e sem a quantidade de energia necessária para ativar o metabolismo completamente.
LEIA TAMBÉM:
Musculação
Beber 2 litros de água por dia também é essencial para manter o metabolismo acelerado, fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento do intestino.
.Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.
Se sentir vontade de comer doces, opte por frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.