MODO DE PREPARO:
Seu sonho é dar um chega pra lá nos fios secos e danificados? É pra já!
A gente sabe que o cabelo é a moldura do rosto e é capaz de dar o toque final a qualquer produção. Entretanto, do que adianta ter os fios com a cor e o corte mais badalados se eles estão ressecados e com as pontas superdanificadas? O fator ressecamento acontece devido às agressões à estrutura capilar que favorecem a perda da umidade, conferindo ao cabelo uma textura áspera e porosa. Mas a missão de cuidar da cabeleira não é tão difícil quando a atenção com os fios é inserida no ritual diário de beleza. Basta escolher os produtos certos e aplicá-los corretamente para conquistar um cabelo saudável, sinaliza o beauty artist Gustavo Almeida, de São Paulo. Por isso, todo dia é dia de cuidados capilares! Outro ponto importante é a manutenção do corte, pois as pontas estragadas desidratam o cabelo. Além de cortar regularmente, tratamentos em casa, como a hidratação semanal, são essenciais para a recuperação dos fios e evitam o desgaste da fibra capilar, reforça o hairstylist Adrian Ricardo, de São Paulo.
- Os Melhores Tons Para Cobrir Cabelos Brancos
- Suco seca barriga – 7 receitas de sucos para emagrecer
- Dicas para Acabar com o Inchaço
Os grandes vilões
Secador, chapinha e babyliss são mesmo capazes de deixar o cabelo como desejamos (leia-se: liso, com ondas ou cachos definidos). Porém, esses equipamentos também são responsáveis por destruir a estrutura dos fios, provocando o ressecamento, o frizz e as pontas duplas. A alta temperatura dos aparelhos provoca a abertura da camada externa da estrutura capilar e aperda de proteína, tornando-a frágil e quebradiça. O segredo é não dispensar o uso de produtos termo ativadores antes da escova ou da chapinha e não descuidar da hidratação para prevenir os danos, aconselha Gustavo Almeida. E, se você adora um banho quente, cuidado: a temperatura elevada estimula o ressecamento das pontas e a oleosidade da raiz, potencializando a quebra.
Ingredientes poderosos e indispensáveis
Os óleos são os queridinhos das mulheres quando o assunto é tratamento capilar. Para o efeito positivo aparecer, acertar na fórmula do produto é a chave da questão. Portanto, não deixe de fora da sua seleção o argan, que ficou conhecido graças ao seu superpoder de regenerar e hidratar o cabelo de uma só vez, além de ter uma rápida absorção. E o melhor: ele atua muito bem em cabelos crespos e grossos. Outra boa aposta é o óleo de amêndoa. O ingrediente é ideal para reduzir volume, dar brilho e reparar os fios sem grandes esforços, afirma Adrian Ricardo. E tem mais: os óleos blindam os fios contra futuras agressões externas. Por serem leves, também não deixam aquele aspecto gorduroso.
1- O óleo de argan possui propriedades hidrofóbicas, que repelem a água. Ou seja, mesmo naqueles dias chuvosos, o seu cabelo continuará lindo e livre do terrível frizz.
2 – Refeições recheadas de gordura e açúcar impedem que o organismo leve até os fios as vitaminas e os sais de que eles precisam. Tudo porque o corpo trabalha em dobro para eliminar o excesso de toxinas.
3 – Além de controlar o volume do cabelo e proporcionar brilho, o óleo de amêndoas recupera os fios danificados. Em vez de passar o óleo direto nos fios, prefira linhas de tratamento com esse ingrediente.
Conheça Seda Óleo Hidratação
A nova linha é composta por shampoo, condicionador, creme de tratamento, creme para pentear e spray nutritivo bifásico. Este último é o grande destaque, pois dá brilho instantâneo aos fios úmidos ou secos, além de eliminar o frizz. Isso tudo sem deixar os fios grudentos. Aliando os poderes do óleo de argan e do óleo de amêndoas, os novos produtos oferecem resultados desde o primeiro uso.
Aqueles fiozinhos que ficam “voando” pela cabeça são um pesadelo para quem tem cabelo seco. A textura, comum nos fios quimicamente tratados, tem uma grande vantagem: consegue segurar um coque ou um rabo de cavalo por muito mais tempo.
Cuidados essenciais
A palavra-chave é hidratação. Invista nos produtos cremosos e ricos em ingredientes nutritivos, como manteiga de karité e óleo de argan.
Corte ideal
Fios secos tendem a ser mais cheios e encorpados. “Deixe o cabelo em um comprimento longo, abaixo dos ombros, de preferência, e abuse dos cortes desfiados e repicados, que reduzem o volume