A desinformação, combinada com a falta de regulamentação, nos leva a trazer para dentro de casa muitos produtos que supostamente melhoram nosso cotidiano, mas que na realidade trazem com eles uma infinidade de riscos e doenças inesperadas.
Produtos de limpeza, alimentos, desodorantes, aromatizadores, itens de higiene pessoal fazem parte dessa lista.
Eles parecem totalmente inofensivos, mas, na verdade, contêm produtos químicos nocivos à saúde de crianças e adultos, como formaldeído, nitrobenzeno, cloreto de metileno e naftaleno.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Mas, calma!
Nem tudo está perdido.
Felizmente, existem soluções saudáveis para eliminar esses produtos da sua vida se você quiser mudar seus hábitos.
- Purificadores de ar
Os purificadores de ar ou aromatizadores de ambiente podem conter os ftalatos (grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, utilizados como aditivo para deixar o plástico mais maleável) e muitos outros produtos químicos perigosos, como benzeno, formaldeído e almíscares sintéticos.
Essas substâncias podem ser facilmente inaladas ou colocadas na pele e absorvidas na corrente sanguínea.
Alguns estudos têm mostrado que a longa exposição a estes produtos químicos podem danificar pulmões, fígado, rins e sistema nervoso central e podem atuar como desreguladores endócrinos, o que aumenta o risco de certos tipos de câncer.
Uma alternativa simples é fazer um produto à base de água destilada e óleos essenciais de limão, lavanda ou canela.
- Velas perfumadas
Velas perfumadas são um produto perigoso e tóxico: um estudo provou que as partículas liberadas pela combustão das velas têm um efeito mais poderoso (e perigoso para a saúde) que as partículas de escape do diesel! - Cortinas de chuveiro e outros plásticos
Por causa do calor e vapor nos banheiros, cortinas de box feitas de plástico contêm PVC, assim como outros compostos tóxicos que entram no processo de fabricação e que podem ser liberado pelo vapor do chuveiro.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Essas toxinas afetam a fertilidade, o sistema respiratório e também podem ser cancerígenas.
- Sabão líquido para roupas, amaciantes e produtos de limpeza
Estes produtos de limpeza contêm diversas substâncias que podem causar câncer e danificar o sistema nervoso.
A alternativa é muito simples: usar produtos de limpeza caseiros, como este amaciante.
- Adoçantes sintéticos
Refrigerantes dietéticos, chás, bebidas energéticas, shakes de proteína, produtos lácteos e sucos de frutas são bebidas aromatizadas artificialmente com adoçantes sintéticos como aspartame, que é suspeito de causar câncer. - Inseticidas e pesticidas
Estes produtos incluem produtos de tratamento animal, pesticidas de jardim ou simplesmente inseticidas para se livrar de insetos.
Alguns dizem que são adequados para a família ou para os animais, o que não significa que sejam totalmente seguros.Os produtos químicos são altamente carcinogênicos (causadores de câncer).
- Produtos antibacterianos
A palavra “antibacteriana” inspira confiança e nós naturalmente pensamos que o produto é seguro.
Um exemplo é o triclosan, um ingrediente usado em muitos sabonetes antibacterianos.
Mas o que poucos sabem é que ele consta nas listas de substâncias perigosas ou de risco da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) porque demonstrou ser muito cancerígeno e um forte desregulador hormonal.
- Desodorantes
Algumas pesquisas sugerem que antitranspirantes que contêm alumínio podem ser absorvidos pela pele e ter efeitos similares aos do estrogênio.
Este último promove o crescimento de células de câncer de mama.
Também foi provado que o parabeno, que é um conservante usado em alguns desodorantes, tem a capacidade de imitar a atividade estrogênica nas células do corpo.
- Pasta de dentes
Muitos cremes dentais contêm vários produtos químicos de risco:
A sacarina , um agente cancerígeno conhecido
O flúor está ligado a doenças cardíacas e um QI menor em crianças
O triclosan, proibido em vários países devido ao seu potencial cancerígeno
Você pode fazer um dentífrico natural misturando óleo de coco, uma pitada de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
- Talco para bebe
O pó de talco contém amianto, uma substância conhecida por causar câncer de pulmão quando inalada.
Pare de usar talco em seu bebê.