A trombose acontece quando um coágulo entope completamente um dos vasos sanguíneos, causando a paralisação da circulação do sangue naquela região. Os sintomas da trombose incluem muita dor e podem até levar a óbito.
Existem dois tipos de trombose: a superficial e a profunda. As duas são extremamente perigosas e precisam ser acompanhadas por um profissional especializado.
A trombose venosa superficial é fácil de ser diagnosticada e apresenta pequenos vasos azuis, muito frágeis que geralmente doem bastante quando pressionados. Esses vasos podem ser vistos sob a pele e caso não sejam tratados podem causar infecções graves.
É preciso verificar a cor da pele e, caso ela fique azulada, é sinal de que o sangue parou de circular. Siga para o hospital imediatamente.
1. Inchaço em apenas um dos membros
Se você está com uma perna ou um braço muito mais inchado do que o outro, pode ser sinal de trombose. Vá ao médico para diagnosticar e tratar corretamente.
Se alguma região do corpo ficou repentinamente bem vermelha, sem causa aparente – como algum choque – é bom consultar o médico.
3. Aquecimento da pele no local
Como já foi dito, um dos sintomas de trombose é a pele avermelhada e também mais quente. Não deixe de ir ao hospital nesses casos.
4. Palpitação
Quando o coágulo atinge o pulmão, o principal sintoma é uma forte palpitação no peito, com o coração muito acelerado.
5. Falta de ar
Mais um sinal de embolia pulmonar. Assim como seu coração está batendo mais rapidamente para tentar levar oxigênio ao corpo, seu pulmão também não está conseguindo trabalhar adequadamente.
6. Pressão e dor nos membros
Como o coágulo está impedindo a circulação do sangue, pode ocorrer inflamação no local, causando dores e a sensação de pressão nas pernas e braços.
7. Sintomas similares ao ataque de pânico
Quando algum coágulo se aloja em uma veia, você pode sentir:
- Ansiedade extrema;
- Tontura;
- Sensação de morte se aproximando;
- Sensação de sufocamento;
- Palpitação;
- Suor.
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC
8. Pontada no peito
Se você está com falta de ar e se esforça para respirar e isso dá uma pontada no peito, pode ser embolia. O mesmo se aplica à tosse. É como se seu tórax estivesse sendo esmagado.
9. Veia vermelha e visível
Se, ao longo da sua perna ou braço, dá para ver um risco bem vermelho, que dói ao ser tocado e queima, pode ser trombose.
10. Dor de cabeça intensa
A falta de oxigenação na região pode causar uma dor de cabeça insuportável, com dificuldades na visão, fala e pensamento.
A visita anual ao médico é importante para evitar que a trombose passe desapercebida, sendo confundida com somente uma dor ou um cansaço qualquer.
Se alimente muito bem, caminhe, se alongue e evite o uso de cigarros e anticoncepcionais. Além disso, busque beber muita água e alternar entre trabalho sentado e em pé.