Banheiro perfumado limpo e cheiroso
Ter um banheiro perfumado e aconchegante é muito mais simples do que parece! Apesar desse ser um dos cômodos que mais acumula sujeira e maus odores, é possível usar técnicas para deixá-lo perfumado e limpo por muito mais tempo. Veja algumas dicas simples para deixar o banheiro sempre cheiroso, igual ao de um Spa!
Como manter o banheiro perfumado
Conheça alguns truques para higienizar e perfumar o banheiro e deixar a preocupação com mau cheiro para trás de uma vez por todas.
- Borrife água de cheiro nas toalhas
Você pode utilizar as toalhas para deixar o banheiro perfumado, caso as deixa penduradas no cômodo. Basta borrifar água de cheiro quando elas estiverem limpas e secas.
Lembrando que as toalhas devem ser trocadas semanalmente, já que elas retêm umidade e células mortas da pele, um prato cheio para a proliferação de bactérias.
- Use velas aromáticas e difusores
O cheirinho que velas aromáticas e difusores emanam são uma delícia e ainda deixam o cômodo muito mais bonito e aconchegante, perfeito para tomar aquele banho quentinho e relaxar.
Coloque o difusor e a vela em pontos estratégicos, tomando cuidado para deixar a chama longe das toalhas para evitar acidentes.
- Pastilhas perfumada no ralo
O ralo é um dos grandes vilões do mau cheiro e pede atenção especial. Para mantê-lo sempre limpo e evitar que ele exale odores desagradáveis, limpe-o pelo menos duas vezes ao mês.
Primeiro, despeje 1/2 copo de bicarbonato de sódio no ralo. A substância é um poderoso desincrustante e bactericida.
Depois, misture o suco de 1/2 limão e uma xícara de vinagre branco e despeje.
A mistura vai ajudar a dar cabo das bactérias que causam o mau cheiro.
Espere cerca de cinco minutos para a solução agir e jogue 3,5 litros de água fervente para remover os resíduos. A realização periódica do processo ainda irá evitar que os detritos se acumulem e causem vazamentos.
Para finalizar, pendure uma pastilha para vaso sanitário voltada para o lado de dentro. Isso irá perfumá-lo.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
- Óleo essencial na lixeira
Outra fonte do mau cheiro, obviamente, é a lixeira do banheiro. O ideal é não deixar que o lixo se acumule na lata e trocar o saco a cada dois dias, no máximo. Dependendo do tamanho da sua família, faça isso diariamente. Semanalmente, lave a lixeira com água sanitária.
Você também pode borrifar um pouco de desinfetante com cheiro ou óleo essencial em algumas folhas de papel higiênico ou em papel-tolha dobrado e deixar no fundo da lixeira.
Um truque semelhante pode ser aplicado para perfumar o papel higiênico. Pingue algumas gotas de óleo essencial no centro de papelão do rolo, mas cuidado para o produto não ter contato com as folhas de papel.
- Mantenha o vaso limpo
O vaso sanitário requer atenção redobrada e precisa ser desinfetado com frequência. O ideal é realizar a limpeza todos os dias. Limpe-o utilizando luvas e com o auxílio de um esfregão próprio. Depois, deseje 1/2 xícara de água sanitária e deixe agir por alguns minutos.
Os maus odores também pode ter origem em problemas relacionados ao encanamento. Por isso, caso o mau cheiro seja persistente, verifique se o anel responsável por vedar a conexão entre o vaso e o encanamento está funcionando adequadamente.
Pastilhas caseiras
A aplicação de pastilhas ajuda a manter o vaso cheiroso a cada descarga. Além das versões encontradas nos supermercados, é possível fazer opções mais econômicas em casa.
Você vai precisar de uma xícara de bicarbonato, 1/4 de xícara de ácido cítrico alimentício, uma colher de vinagre branco, 20 gotas de óleo essencial e uma forma de silicone. Misture bem os ingredientes e coloque na forma. Depois, espere a mistura endurecer (no mínimo, quatro horas) e despeje no vaso.
- Limpeza no ralo da pia
A pia acumula bactérias e deve ser limpa para evitar o acúmulo de resíduos de sabonete, pasta de dente e cabelos, o que pode causar entupimento e mau cheiro. A mesma dica do bicarbonato, suco de limão e vinagre pode ser usada para limpar o ralo dia pia.
Outra origem dos maus odores na pia é a deterioração do sifão, que serve para impedir o retorno dos odores e gases do encanamento. Nesse caso, o jeito é trocá-lo, o que irá necessitar de ajuda profissional.