É um grande problema quem sofre de prisão de ventre e sofre constantemente com a barriga inchada e com a presença de gases. O principal fator a ter em conta é a dieta.
É muito importante uma alimentação saudável e nutritiva. Se não tiver cuidado não vai resolver o problema e a sua vida vai se tornar mais estressante com este problema.
Trouxemos uma lista de alimentos que devem ser eliminados da sua dieta.
1. Bebidas gaseificadas
Se ainda não sabe, os refrigerantes libertam dióxido de carbono, o que vai fazer inchar a tua barriga.
2. Feijão
O feijão contém oligossacarídeos, que não são facilmente digeridos pelo organismo.
Por isso a dica é: coloque o feijão de molho numa panela com água e deixe de molho por algumas horas antes de começar a cozinhá-lo, a fim de aumentar a sua digestibilidade.
3. Leite
Esse pode ser o motivo do inchaço e dos gases, mas os seus derivados (como o queijo) também causam problemas.
Pode substituir por leite de amêndoa, leite de côco ou de gergelim.
4. Alimentos salgados
Precisa ter cuidado e escolher alimentos que não são ricos em sal e limitar a ingestão diariamente, uma vez que este ingrediente contribui para a retenção de água no corpo.
5. Maçãs e pêras
Elas contêm fibras solúveis e, se tiver um estômago sensível, talvez não seja uma boa ideia consumi-las.
Mas isso não significa que deve eliminá-las completamente da sua dieta. Consuma com moderação e avalie o seu organismo após comer essas frutas.
6. Espargos, brócolos e couve
Estes três alimentos são extremamente saudáveis para o nosso corpo, mas precisa consumi-los em quantidades moderadas, pois eles têm rafinose, que é um tipo de açúcar que não é bem digerido.
7. Doces e chicletes
Eles contêm açúcares artificiais e causam problemas no intestino. Portanto, fuja desses pseudo alimentos.
Alimentos que ajudam a secar a barriga
1. Vinagre de maçã
É o melhor e mais eficaz remédio para combater gases e inchaço, pois estimula a digestão.
Tudo que precisa fazer é adicionar 1 ou 2 colheres (chá) de vinagre de maçã num copo de água e consumir a mistura, a fim de resolver esses problemas.
2. Abacaxi
Esta fruta fantástica contém enzimas que digerem proteínas, impedindo o inchaço do estômago e melhorando a digestão. Além disso, o abacaxi tem poderosas propriedades anti-inflamatórias que também ajudam de forma significativa o nosso organismo.
3. Camomila
Graças às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicos e carminativas, o chá de camomila pode proporcionar efeitos maravilhosos no organismo.
Ou seja, ele relaxa todos os tecidos do corpo, acalma membranas mucosas e elimina o estresse, que é uma das principais razões para a ocorrência de inchaço. O chá de camomila é muito utilizado para aliviar dores e cólicas em bebés.
4. Salsa
Ótima para indigestão e halitose. Este diurético natural vai reduzir eficazmente todo o desconforto. Tudo que precisa fazer para curar o inchaço é jogar um pouco de salsa picado sobre as suas refeições.
5. Limão (qualquer variedade)
É uma fruta extremamente benéfica. Ele contém grande quantidade de vitamina C. Todas as manhãs, adicione o sumo de um limão em um copo de água e beba. Isso vai ajudar bastante a reduzir o inchaço.
https://www.youtube.com/watch?v=T4DDDCIHHPA&t=5s
6. Papaia
Contém papaína, que é uma enzima de digestão de proteína que reduz eficazmente os gases e inchaço. Além disso, este fruto também vai matar os micro-organismos responsáveis pelo inchaço no estômago.
7. Erva-doce
Adicione as sementes de erva-doce à sua dieta e alivie o inchaço abdominal, pois ela age como um anti espasmódico.
Ou seja, a erva-doce vai ativar o fluxo da bile, relaxar os músculos lisos no trato digestivo e vai efetivamente reduzir a dor devido à má digestão.
8. Gengibre
Contém uma enzima que é extremamente eficaz no caso de problemas gastrointestinais. Assim, a fim de aliviar o inchaço e gases, precisa adicionar um pedaço de raiz de gengibre nas suas refeições regularmente ou tomar o chá dele.
9. Hortelã
Várias pesquisas feitas revelaram que o chá de hortelã pode ser maravilhoso na hora de tratar problemas no intestino.
10. Cominho
Ele tem ótimas propriedades carminativas e estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino.