A inclusão do suco de beterraba na dieta oferece interessantes benefícios ao organismo. Muitas pessoas costumam comer este vegetal cozido ou em saladas, mas beber o suco é uma forma mais eficaz de aproveitar suas qualidades nutricionais.
Durante muitos anos, ele se tornou popular por seu efeito desintoxicante, já que otimiza as funções do fígado e promove a eliminação de toxinas. No entanto, além disso, é uma bebida energética e antioxidante que pode melhorar a saúde em vários aspectos.
Apesar de que, para muitos, o seu sabor não é o mais agradável, o suco de beterraba é uma importante fonte de vitaminas e minerais, fibras e aminoácidos. Esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico e previnem o surgimento de muitas doenças. Você já o experimentou?
Motivos para incluir o suco de beterraba na dieta
Há alguns anos, recomendava-se consumir com moderação a beterraba, devido aos seus altos níveis de carboidrato e açúcares. No entanto, hoje em dia é um dos vegetais mais recomendados e a maioria das pessoas pode consumi-lo sem nenhum problema.
Incorporar suco de beterraba na dieta tem efeitos interessantes, tanto no controle do peso, como para a prevenção e tratamento de problemas de saúde. Neste artigo, analisamos em detalhe as mais importantes.
Não deixe de ler: Fortaleça seu sistema imunológico e previna infecções com estes 8 alimentos
1. Regula a pressão arterial
Devido ao seu teor de nitritos naturais, uma substância que se transforma em óxido nítrico no organismo, o suco de beterraba ajuda a regular a pressão arterial. Estes componentes dilatam os vasos sanguíneos, facilitando a circulação.
2. Melhora a digestão
No suco de beterraba se concentra toda a fibra da planta. Por isso, não admira que sirva para melhorar a digestão. A sua ingestão regular previne a prisão de ventre e otimiza o processo de absorção dos nutrientes alimentares.
3. Previne o envelhecimento
Devido ao seu significativo aporte de betalaínas e polifenóis, essa saudável bebida tem a capacidade de neutralizar a ação negativa dos radicais livres sobre as células. Esses antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e doenças graves.
4. Protege a glândula tiroide
Os pacientes com problemas de tireoide podem melhorar sua saúde ao incluir suco de beterraba na dieta. Mas não é um remédio milagroso ou algo semelhante. Seu teor de iodo ajuda a prevenir doenças como o hipotireoidismo e bócio.
5. Combate a inflamação
Esse vegetal contém betaína, que ajuda a proteger as células, enzimas e proteínas, diante da deterioração causada pelo estresse oxidativo. Portanto, seu suco diminui os desequilíbrios inflamatórios e protege os órgãos diante de doenças crônicas.
6. Ajuda a perder peso
Pelo seu alto teor de nutrientes essenciais, o suco de beterraba se destaca na lista de bebidas que ajudam a emagrecer. Em primeiro lugar, a sua fibra melhora a digestão e reduz a inflamação abdominal. Também é muito saciante e otimiza o processo de decomposição das gorduras.
7. Alivia a retenção de líquidos
O aparecimento de edema ou retenção de líquidos pode piorar muitos problemas de saúde. Por isso, faz bem ingerir sucos diuréticos, como o de beterraba. Este favorece a expulsão dos líquidos retidos, melhora o funcionamento dos rins e ajuda a regular os sais minerais do corpo.
Como preparar o suco de beterraba em casa?
O preparo do suco da beterraba é bastante simples. Além disso, você pode variar a receita, combinando esta raiz com frutas e vegetais, como maçã e cenoura. Em seguida, propomos a receita clássica para desfrutar de todas as suas propriedades.
Ingredientes
- 1 beterraba grande
- 1 copo de água (200 ml)
Instruções
- Lave bem a beterraba e corte-a em vários pedaços.
- Em seguida, coloque no copo do liquidificador e cubra com um copo de água.
- Bata tudo por alguns instantes, até obter uma bebida homogênea e sem grumos.
- Por fim, sirva de imediato, sem coar.
Modo de consumo
- Tome um copo de suco de beterraba em jejum ou no meio da manhã.
- Repete-se a ingestão pelo menos 3 vezes por semana.
Conclusão
O suco de beterraba é uma bebida pouco calórica que ajuda a “recarregar” de energia o corpo para um melhor desempenho. Além disso, contém antioxidantes e nutrientes essenciais que protegem o organismo contra diversas doenças.