Este é um método caseiro, simples e natural para tratar as unhas encravadas:
- Submerja o pé afetado em água quente várias vezes ao longo do dia, pelo menos três dias. Deixe-o assim por alguns minutos e depois seque bem o pé.
- Massageie com suavidade a zona afetada, com a ajuda de um pouco de azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Se tivermos tendência a infecções, podemos acrescentar também uma gota de óleo essencial de melaleuca, que possui propriedades antibióticas.
- Pegue um pouco de algodão ou fio dental, umedeça-o e tente posicioná-lo com paciência debaixo da unha afetada.
- Quando notar alguma melhora na região, depois de realizar várias vezes este processo, repita estes passos e corte a unha com cuidado, usando um instrumento totalmente limpo e afiado.
- Corte a unha de maneira reta, deixando-a quadrada e sem recortá-la em excesso. As partes que estiverem mais encravadas devem ser evitadas, para que possam ir melhorando lentamente.
Receita Natural para unhas encravadas com Água de tomilho – A técnica anterior pode ser ainda mais eficaz se, em vez de usarmos somente água, usarmos uma infusão de tomilho.
O tomilho é uma planta medicinal com diversos benefícios. Entre eles, nos ajuda a combater as inflamações, as infecções e alivia a dor, por isso é o remédio ideal para tratar as unhas encravadas.
Receita Natural para unhas encravadas com limão e sal – Se a técnica anterior não funcionar, podemos tentar também um antigo remédio muito eficaz e econômico, já que só vamos precisar de meio limão e um pouco de sal. Faremos um buraco no centro do nosso meio limão, vamos colocar um pouco de sal marinho e o colocaremos no dedo afetado. Deixe agir durante 20 minutos, e faça isso diariamente até que o dedo fique curado.
Tanto o limão quando o sal atuam como desinfetantes e possuem propriedades anti-inflamatórias.
5 dicas – Receita Natural para unhas encravadas
- Não fique espremendo pus da região machucada para não piorar o ferimento.
- Não roa as unhas. Além de ser um atentado contra a higiene, isso danifica os dentes e pode agravar a infecção. Sabe quantas bactérias existem na sua boca?
- Mergulhe o pé em água com sabão antibacteriano para se livrar de alguns germes e melhorar a condição geral.
- Passe uma pomada chamada Polysporin na unha encravada e ponha um curativo por cima. Isso ajuda muito!
- Comece a pesquisar a solução para esse problema logo que sentir a dor ou perceber que há vermelhidão. Pressionar a extremidade encravada com algodão logo no início funciona bem, mas se deixar o tempo passar não será tão eficaz.
Avisos importantes
- Caso você sofra de unha encravada e seja diabético, vá ao podólogo o mais rápido possível.
- Pessoas com o sistema imunológico comprometido devem ir ao médico para tratar qualquer infecção.
- Dormência, formigamento nos pés e lentidão para se recuperar de machucados podem ser sinais de diabetes.
- Infecções podem matar se não forem tratadas, pois elas podem causar sepse e contaminar o sangue. Além disso, o quadro pode evoluir para gangrena ( a qual apodrece os tecidos da área). Esses casos exigem internação hospitalar, cirurgia e até amputação do membro afetado para evitar que a infecção alastre.