A dor de dente geralmente é dolorosa, deixando a pessoa muito mal e até interferindo com a rotina do dia a dia. Além da dor no dente em si, você pode sentir algumas outras coisas, tais como: febre leve, inchaço no local do dente afetado ou dor na mandíbula. Há vários remédios caseiros para aliviar uma dor de dente. No entanto, se o problema for persistente, o melhor mesmo é consultar um dentista. Ele vai examiná-lo na procura de cáries ou outros problemas.
Enxágue a boca com água morna misturada com sal. Esta é a primeira providência a ser tomada. Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como um agente para eliminá-la. Esse produto vai drenar os fluidos do local afetado, aliviar a pressão sentida no tecido e também reduzir a dor.
- Para preparar a solução, pegue um copo cheio de água morna e acrescente 1 colher de chá de sal de mesa ou marinho. Mexa bem para dissolvê-lo.
- Não use água quente para não queimar a boca.
- Faça um bochecho com a solução salina. Garanta que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Faça esse enxágue por pelo menos 30 segundos e depois cuspa a solução — não engula.
- Repita uma vez a cada hora para diminuir a dor.
- Se não tiver sal no momento, só lavar a boca com água morna já vai ajudar.
Passe fio dental nos dentes. Depois do bochecho, continue a limpeza para remover partículas de comida e placas. Com o fio, limpe bem entre cada um dos dentes. Evite mexer excessivamente no dente dolorido, mas faça o possível para remover quaisquer partículas que possam piorar a infecção.[4]
Use óleo de cravo. Esse remédio é muito popular, tem propriedades antibacterianas e também serve para aliviar a dor. Além disso, também age como antioxidante e reduz a inflamação. O óleo de cravo vai ajudar a anestesiar a área ao redor do dente dolorido.
- Umedeça uma bola de algodão com umas duas gotas de óleo de cravo e aplique no dente. A dor começará a diminuir. Para alcançar resultados ainda melhores, repita o tratamento três vezes por dia.
- Ainda que o óleo de cravo seja seguro se usado em quantidades pequenas, exagerar pode levar a problemas de saúde. Sempre siga as instruções da embalagem.
- Esse produto pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais. No entanto, se quiser preparar o óleo em casa, amasse dois cravos in natura e depois misture com azeite.
- Aplique uma compressa fria. Se a dor estiver sendo causada por algum no trauma no dente, esse tratamento é o mais indicado. Embrulhe um cubo de gelo com um pano limpo e aplique diretamente sobre o dente, do lado de fora da boca, por aproximadamente dez minutos.
- A temperatura fria vai criar uma sensação anestesiante, o que ajudará a diminuir a dor. No lugar do gelo, outra alternativa é usar uma bolsa de gelo ou até mesmo um pacote de legumes congelados.
- Nunca aplique o gelo diretamente sobre a gengiva, pois vai prejudicar o tecido sensível.
- Use um saquinho de chá. Esse remédio é bem simples e pode ser encontrado em qualquer casa. Lembre-se de que esse tratamento não lida com a infecção. Entretanto, alguns dos sintomas serão aliviados. Coloque o saquinho de chá dentro de uma xícara de água morna (não quente), esprema bem e aplique no dente afetado por uns 15 minutos.
- O chá contém tanino, que é um adstringente muito potente e vai fornecer alívio temporário da dor.
- Os chás de eucalipto ou hortelã são os mais recomendados.
- Tenha cuidado, pois fazer esse procedimento com muita regularidades vai manchar os dentes e as gengivas.[10]
- Alivie a dor usando um pouco de cúrcuma. Ela serve não apenas como tempero em muitos pratos, mas também apresenta usos medicinais. A cúrcuma contém a curcumina, um princípio ativo responsável por baixar os níveis de histamina e, consequentemente, reduzir a dor.[11]
- Dissolva 5 g de cúrcuma, 2 dentes de alho e 2 folhas desidratadas de goiaba em 240 ml de água. Ferva por cinco minutos.
- Peneire a mistura. Deixe esfriar e depois faça bochechos com a solução por um minuto.
- Outra opção é pegar 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó e dourar em uma panela. Deixe esfriar e aplique no dente com a ajuda de um cotonete limpo.
- Saiba o que evitar. Além de tentar diminuir a dor, também é importante evitar certas coisas que poderiam piorar o quadro. A lista varia de pessoa para pessoa, e só você poderá julgar o que incomoda ou não. Geralmente, bebidas e alimentos gelados ou muito quentes vão causar ainda mais dor.
- Tenha cuidado com remédios naturais. Eles podem aliviar temporariamente a dor, mas, se o problema for persistente, é preciso lidar com a causa. Ou seja, você deve consultar um dentista. Nesses casos, não há muitas provas que suportem a eficácia dos remédios naturais.
- Ao optar por alguma solução caseira, interrompa o uso se o problema não se resolver. Jamais aumente a dose achando que a dor vai acabar. Nesse caso, o quadro pode até piorar.
- Caso sinta uma queimação logo após o uso de algum remédio natural, enxágue a boca imediatamente com água pura. Não use enxaguantes bucais, pois, como eles contêm álcool, só vão irritar ainda mais a mucosa.
- Se a causa da dor for uma infecção, ela não vai acabar até que o problema seja tratado.
Marque uma consulta com um dentista. Se a dor de dente persistir por mais de um ou dois dias, é preciso entrar em contato com um profissional. Os remédios naturais ajudam no alívio temporário, mais não lidam com a causa do problema. Uma dor de dente não tratada pode desenvolver um abcesso dentário.[16]
- No lugar de soluções caseiras, experimente usar um analgésico (paracetamol ou ibuprofeno). Ele provavelmente será mais eficaz.
- Não coloque o comprimido diretamente na gengiva, pois pode prejudicar o tecido.[17]
Entenda a causa das dores de dente. Dessa forma, você conseguirá evitar que voltem a ocorrer. A dor de dente surge quando a porção central de um dente, conhecida como “polpa”, fica inflamada. Os nervos dessa região são extremamente sensíveis e, por isso, a dor é tão incômoda. Essa inflamação geralmente é causada por cáries, infecção ou trauma.[18]
- O segredo para evitar dores de dente é manter uma higiene impecável. Para manter a boca saudável, evite o consumo de açúcar, escove os dentes duas vezes por dia e use fio dental e enxaguante bucal.[19]
- Da próxima vez que sentir dor de dente, pode ser por causa de uma cárie ou infecção. Embora os remédios naturais possam bloquear a sensação de dor, você não conseguirá resolver essas condições por contra própria.
Avisos
- Os remédios caseiros são soluções apenas temporárias e jamais podem substituir o cuidado profissional. Assim que a dor estiver sob controle, consulte um dentista o mais rápido possível.