O hipertireoidismo é uma doença bastante comum que afeta o sistemametabólico e se caracteriza pela produção anormal dos hormônios tireóideos,gerando uma série de consequências maléficas para nosso organismo, que podem alcançar certa gravidade de acordo com a alteração da glândula endócrina.
No caso das mulheres o incidente é maior devido as constantes mudanças hormonais que ocorrem durante a vida, um aspecto que sem duvida devemos considerar.
Por isso, hoje falaremos um pouco sobre essa doença, para que principalmente você, mulher, esteja atenta ao seus sintomas e para que, em caso de que ela apareça, tenha algumas orientações básicas sobre a alimentação adequada, que com certeza poderão te ajudar.
- Inchaço no pescoço, é o sintoma mais evidente.
- Aumento da fome.
- Queda dos cabelos.
- Pequenas mudanças de humor.
- Alteração menstrual: atraso, ou uma duração mais longa.
- Fraqueza nos músculos.
- Problemas na hora de dormir.
- Diarreia.
- Alguns problemas para respirar.
- Mais nervosismo, hiperatividade.
- Sensibilidade mais acentuada ao calor.
- Possível esterilidade.
- Tremor das mãos.
- Vontade constante de urinar.
- Mais suor do que o normal.
- Taquicardia.
Temos que informar que não é necessário que apareça todos esses sintomas para que se diagnostique o hipertireoidismo. Cada pessoa apresenta um organismo diferente e todos conhecemos nossos corpos para saber quando está ocorrendo algo que não é normal. Por isso, esteja alerta.
Tratamento do hipertireoidismo nas mulheres
Será, sem duvidas, nossos médicos que, depois das devidas análises, diagnosticará se sofremos de hipertireoidismo ou não.
O exame mais habitual é uma simples amostra de sangue para analisar nosso TSH: hormônio estimulante tireóideo, que nos dirá se estamos na fase inicial ou mais avançada.
Dieta ideal
De acordo com vários estudos clínicos e nutricionais, existem vários alimentos e plantas que são muito adequados para o tratamento de hipertireoidismo. Confira alguns exemplos:
Vegetais da família das crucíferas
Esses alimentos dispõem de um alto conteúdo de ácidos cloro gênicos e cafeeiros, que dificultam a absorção de iodo, fator desancador para o hipertireoidismo.
Onde posso encontrá-los? Na couve-flor, no rabanete, na couve de Bruxelas, na couve e no brócolis. Então, tente fazer muitas saladas com essas verduras e, acima de tudo, não esqueça de incluir o rabanete, já que, segundo vários estudos, regula a produção excessiva de hormônios que causam o hipertireoidismo.
Legumes
Segundo nutricionistas, no caso do hipertireoidismo, é indispensável que se consuma os seguintes produtos: lentilhas, grão de bico, soja, feijão.
Sementes e frutos secos
Será excelente se você introduzir o amendoim, o milho, as sementes de linho e o pinhão na sua dieta, já que inibem a produção de tiroxina.
Frutas e alimentos crus
Segundo a medicina tradicional chinesa, os alimentos crus são mais refrescantes e contêm mais nutrientes, já que tendem a acalmar nossas tiroides. Por isso, recomenda-se incluir em suas saladas, por exemplo, o pimentão, a cenoura, o espinafre, a beterraba, as couves, todos crus.
Plantas recomendadas para o hipertireoidismo
- Menta de lobo (Lycopus europaeus): ideal para inibir a ação do iodo nas tireoides. Podemos consumir em infusão, como chá, mas também a vendem em ervanário em forma líquida. É recomendado consumir 30 gotas por dia.
- Erva cidreira: combinada com a menta, é ainda mais efetiva. Pode-se consumir 3 xícaras ao dia.
Alimentos proibidos para quem sofre de hipertireoidismo
- Algas marinhas e mariscos, já que tem muito iodo.
- Sal iodado.
- O alho, a aveia, as castanhas, as amêndoas, o pistache.
- A canela, o café e todas as especiarias quentes.