8 autoexames que você pode fazer em casa
Os autoexames não devem substituir a visita regular ao médico. Existem sinais que somente um especialista ou exames clínicos conseguem detectar. Porém, aprender a analisar o próprio corpo e ficar atenta a eventuais mudanças permite que seu médico consiga diagnosticar doenças sérias, como o câncer, no estágio inicial, multiplicando as chances de cura.
Veja como realizar o autoexame de diversas partes do corpo que podem denunciar câncer, risco de doença cardiovascular, doença hepática, tendência à diabetes, anemia e outras condições. Ao notar qualquer alteração, procure um especialista imediatamente.
Autoexame da boca: ajuda a identificar o câncer de boca.
Procure por: mudanças de coloração, endurecimento, caroços, feridas, sangramentos, inchaços, irritações e dentes quebrados ou amolecidos.
Aprenda a fazer o autoexame da boca
O autoexame da boca ajuda a identificar alterações nos lábios e mucosa que podem indicar tumores. Além disso, auxilia nos cuidados com a saúde dos dentes.
Apesar de ser muito importante, a autoanálise não substitui a visita regular ao médico, já que certos sinais só podem ser identificados por um especialista ou exames. Ao identificar qualquer alteração na boca, procure um profissional da área de saúde imediatamente.
As informações a seguir foram cedidas pelo Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Passo a passo do autoexame da boca
Realize o seguinte procedimento uma vez por mês:
Sinais preocupantes
- Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas, sangramentos, inchações e áreas dormentes;
- Mudança de coloração;
- Áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras ou pontes móveis);
- Feridas que não cicatrizam em duas semanas;
- Dentes quebrados ou amolecidos.
-
Sinais que útero apresenta quando esta algo errado
Procure por: caroços, retrações da pele e dos mamilos e secreções.
Aprenda a fazer O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possívelcâncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.Leia tambémQuando precoce, câncer de mama tem 98% de chances de cura
Alimentos funcionais que ajudam a evitar o risco de câncer de mama
Homens também podem ter câncer de mama; entenda
Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Segundo o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.
Ainda é essencial saber que, apesar de ajudar a detectar a doença, o autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode não ser percebido com o toque. Por isso, é indicado visitar o ginecologista ou mastologista anualmente para fazer os exames necessários, que podem incluir mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância nuclear magnética.
Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres.