Câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum em homens e mulheres. A cada 14 homens, um têm uma chance de desenvolver câncer no pulmão, enquanto que a cada 17 mulheres, uma pode desenvolver a doença.
Embora fumar aumente muito o risco de desenvolver câncer no pulmão, estas estatísticas incluem tanto fumantes como não fumantes.
Apesar de extremamente grave é possível tratar o câncer no pulmão nos seus estágios iniciais, a partir do conhecimento dos sintomas descritos abaixo.
1. Tosse frequente
Geralmente a tosse é associada a uma infecção respiratória e a doenças como o resfriado, por exemplo. Em uma semana ou duas, esse sintoma geralmente desaparece.
Entretanto, uma tosse persistente pode ser um sinal de câncer de pulmão, particularmente se ao invés de diminuir a tosse piorar.
2- Alterações na Tosse
Se você está tossindo com mais frequência e sua tosse tem um som rouco, com mais muco do que o habitual e em alguns momentos chega a expelir sangue, então esta é uma boa hora para visitar o médico. Seu pulmão pode estar em perigo.
3. Dificuldade de Respiração
Falta de ar é o resultado do bloqueio de uma via aérea, que no caso de câncer no pulmão pode ser causado pelo líquido de um tumor pulmonar acumulado no tórax. Cansaço constante ao realizar tarefas domésticas e ao andar distâncias curtas é um bom motivo para procurar um médico e fazer uma checagem.
4. Dor no peito
Dor no peito, no ombro e nas costas pode ser indicativo de muitos problemas de saúde, incluindo câncer no pulmão. Por isso, qualquer dor no peito não deve ser ignorada, pois além de câncer no pulmão ela também é sintoma de problemas cardíacos.
Nesse sentido, caso sinta dores no peito procure um médico, pois esse profissional terá condições de diferenciar cada caso.
5. Chiados na respiração
Quando as vias aéreas ficam bloqueadas, restringidas ou inflamadas, nota-se um som de“chiado” durante o ato de respirar. Esses chiados também podem ser sinais de asma ou alergias, por isso é importante contatar um médico para descobrir com certeza.
6. Voz rouca
Caso você note uma mudança na sua voz, com um tom mais rouco, observe bem se esse tom se mantém. A rouquidão é um sintoma de resfriado, mas se este sintoma persiste, pode estar relacionado com câncer no pulmão.
7. Perda de peso inesperada
Todos nós ganhamos e perdemos peso diariamente, mas uma perda inesperada de dez quilos ou mais pode estar associada com problemas de saúde, incluindo câncer no pulmão.
Células cancerígenas podem mudar a forma como o corpo processa o alimento para conseguir energia. Por isso, se você não fez nada para perder peso e perdeu uma quantidade significativa, procure ajuda, pois pode haver um problema.
8. Dor nos ossos
O câncer no pulmão nem sempre apresenta muitos sintomas antes de se espalhar. Num estágio mais avançado, um câncer que tenha se espalhado para os ossos pode causar dor nas costas ou em outras áreas do corpo.
Esse sintoma piora à noite. Dores persistentes são sempre uma incógnita, por isso, monitore as dores que sentir no corpo para acionar o médico no melhor momento possível.
https://www.youtube.com/watch?v=FP16i3TgkkU&t=11s
Fonte: davidwolfe