Você encontra-se acordado à noite, incapaz de desligar os seus pensamentos ou ansioso?
Se assim for, você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia (APA), 40% dos americanos têm dificuldade para dormir devido ao estresse.
Às vezes, o estresse pode até ser uma coisa boa, uma vez que pode aumentar a sua produtividade e dar-lhe a energia que você precisa para uma situação.
O que é estresse crônico?
O estresse crônico é diferente de estresse agudo, que é uma resposta natural do ser humano a situações desagradáveis ou imprevisíveis, como escrever um teste ou entrar em um acidente de carro.
O estresse crônico, no entanto, ocorre quando você tiver sido repetidamente expostos a situações estressantes para o ponto onde começa a tomar um pedágio em seu corpo e mente.
Causas e sintomas
O stress pode ocorrer por uma variedade de razões. Eles incluem, mas não estão limitados a:
Ser oprimido no trabalho
Insatisfeito com o seu trabalho
problemas financeiros, como estar em dívida
A morte de um ente querido
doença imprevista
problemas de relacionamento, como o divórcio
evento traumático
Grandes mudanças em sua vida
Sentindo medo ou incerto sobre algo
Quando nos deparamos com situações prejudiciais ou ameaçadoras, o nosso corpo libera cortisol – o hormônio do estresse – o que nos leva a apresentar vários sinais e comportamentos emocionais e físicos:
Incapacidade de relaxar
facilmente agitado
Evite outros
problemas de estômago
Dor no peito
Batimento cardíaco acelerado
Alterações no apetite
Riscos de saúde
Se você está frequentemente sem animo por longos períodos de tempo, seu corpo produz uma quantidade maior de cortisol do que o normal, o que pode ter efeitos negativos sobre a sua saúde.
O estresse não tratado pode resultar em:
Ansiedade
Insônia
Dor muscular
Pressão alta
sistema imunológico enfraquecido
Doença cardíaca
Depressão
Obesidade
Estresse crônico e Câncer
Além dos riscos para a saúde acima, um estudo recente descobriu que o estresse crônico pode acelerar a propagação do câncer.
A pesquisa mostra que a adrenalina – outro hormônio seu corpo produz em resposta ao estresse – faz com que os vasos linfáticos e em torno de tumores, crescem em tamanho e número.
Um dos autores do estudo, disse que o estresse crônico ativa o sistema nervoso simpático (SNS), que por sua vez afeta a função linfática e a disseminação de células cancerosas.
Ser diagnosticado com câncer é definitivamente uma das principais causas de stress. Mas há maneiras de ajudar a minimizar os efeitos do estresse crônico.
Veja agora 5 maneiras naturais para reduzir o stress
1. Medite
2. Faça Yoga
3. Respire calmamente
4. Tenha hobbies
5. Se exercite
Fonte: cancer