Nesta matéria, falaremos do poder de uma planta que pode chegar até seis metros de altura e que tem um cheiro forte. Nós estamos falando da arruda. Dela, extraímos um óleo essencial maravilhoso para o organismo.
Embora nem todo mundo suporte o sabor da arruda, ela tem propriedades antibacterianas que combatem: dermatite, fungo, pé de atleta e coceira que geralmente sentimos no meio dos dedos.
Seu chá é ótimo para:
- – Combater prisão de ventre
- – Tratar má digestão
- – Acabar com cólicas
- – Aliviar dores no estômago
- – Reduzir dores na cabeça
- – Diminuir inchaço na barriga
- – Relaxar
- – Tratar amenorreia
- – Melhorar a circulação nas pernas, ajudando a combater varizes
- – Evitar a retenção de líquidos e acelerar a liberação de gordura, o que o torna uma bebida ideal para perda de peso
Além disso, a arruda pode ajudar a combater piolhos, pulgas, sarna e vermes, devido à propriedade vermífuga, além de também facilitar a absorção de vitamina C, ajudando a melhorar a imunidade.
Para preparar o chá é muito simples:
INGREDIENTES
- 1 colher (chá) de arruda seca
- 1 xícara de água
MODO DE PREPARO
- Adicione a xícara de água a uma panela e leve ao fogo médio.
- Quando a água começar a ferver, adicione a colher de arruda seca e deixe no fogo durante 3 minutos.
- Passado este tempo, desligue o fogo e tampe a panela para que o chá descanse por 5 minutos.
- Depois é só coar e beber.
- Não é recomendado tomar mais de três xícaras do chá por dia.
- Além disso, se você é gestante, não beba a infusão.
- A arruda pode ser muito forte para o bebê.
Conheça os melhores remédios caseiros com arruda
Chá de arruda com sementes de mamão: A mistura de mamão e arruda é ótima para o tratamento de vermes, pois a planta é um potente vermífugo.
Ingredientes
- 1/2 colher das sementes de mamão;
- 1 colher de folhas secas de arruda em uma panela;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo: colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver. Depois coar e beber morno, durante o dia.
Como uma erva medicinal, as suas folhas frescas são usadas em remédios caseiros. Mas se você não tiver em mãos, as folhas secas são um bom substituto, assim como como o seu óleo – que é usado em antiespasmódicos e é um ótimo remédio para a insônia.
A planta pode ser parte de sedativos e hipnóticos e atuar como um agente antiviral quando combinado com outras ervas. Aplicada ou esfregada sobre a pele, tem o efeito de aliviar dores reumáticas.
Além disso, é possível aplicar somente um pouco do líquido das folhas frescas para algumas condições, como é o caso do unheiro, onde basta preparar um chá e aplicá-lo com um pedaço de gaze sobre as unhas afetadas, duas vezes ao dia.
Para quem sofre de dor de ouvido, a dica é espremer as folhas de arruda novas e aplicar algumas gotas deste líquido no ouvido dolorido. Entretanto, se a dor for acompanhada de inflamação, basta usar uma colher de chá de azeite de oliva e uma folha da erva para esquentar, até ficar morno. Depois é só molhar um pedaço de algodão na mistura e aplicar no ouvido.
Outra forma de fazer da arruda um remédio caseiro, de forma super simples, é mastigar algumas folhas para combater dor de cabeça, tonturas e palpitações. Já no caso de dores nas articulações, basta aplicar algumas gotas de óleo essencial – mas lembre-se que ele jamais deve ser consumido via oral, já que, devido às altas concentrações de algumas substâncias, pode ter um efeito tóxico no organismo.
Benefícios em estudo da arruda
Boa contra varizes: A rutina presente na arruda é responsável por aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas. Por isso a planta é utilizada no tratamento contra varizes. Contudo, o uso da arruda deve ser tópico.
Diminui a ansiedade: A arruda possui o óleo essencial, que contém undecanona, metilnonilcetona e metilheptilcetona. Quando essas substâncias são aspiradas, elas possuem propriedades calmantes e diminuem a ansiedade.
Diminui dores: A arruda também é muito utilizada para aliviar dores de cabeça. Isto porque ela conta com o óleo essencial que contém undecanona, metilnonilcetona e metilheptilcetona, todas essas substâncias possuem propriedades calmantes ao serem aspiradas e aliviam as dores.
Quantidade recomendada
O consumo de cerca de 30 mg de arruda por dia não apresentou nenhum dano à saúde de pessoas saudáveis e que não estavam grávidas. Mais de 100 ml de óleo ou 120 gramas de folhas em um única dose pode causar problemas sérios de saúde.
Como consumir
Não beba chás, sucos ou qualquer outro alimento com a arruda, pois em excesso há risco de vômitos, sonolência, convulsões e fortes hemorragias. O consumo da arruda só pode ser feito após a orientação médica ou de um nutricionista. Após essas orientações a planta costuma ser inalada quando está na forma de óleo ou é passada na pele na forma de pomada.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer esta A planta que evita a retenção de líquido, ajuda a perder peso e combate varizes? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.