O caldo de mocotó é preparado à base de patas sem casco bovinas. Essas partes são ricas em colágeno, aquela parte gelatinosa, que faz parte da composição dos tecidos e ajuda a rejuvenescer e dar mais elasticidade à pele, além de fortalecer a estrutura muscular. Conheça outros benefícios do caldo de mocotó para a saúde.
Caldo de Mocotó: Muito Colágeno para Saborear e Nutrir
O caldo de mocotó é uma receita tradicional brasileira rica em colágeno, proteínas e nutrientes. Além de delicioso, é um verdadeiro elixir para a saúde da pele, articulações, cabelos e unhas.
Ingredientes:
- 1 kg de mocotó (patas de boi) limpo e cortado em pedaços
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1 pimentão verde picado
- 2 talos de salsão picados
- 1 ramo de tomilho fresco
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Água filtrada
Modo de preparo:
- Em uma panela grande, coloque o mocotó e cubra com água filtrada.
- Leve ao fogo alto e deixe ferver. Retire a espuma que se forma na superfície.
- Adicione a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, o salsão, o tomilho, o louro, o sal e a pimenta.
- Reduza o fogo para baixo e cozinhe por cerca de 4 horas, ou até que o mocotó esteja bem cozido e se desmanchando facilmente.
- Retire a carne do caldo e desfie, descartando os ossos.
- Volte a carne desfiada para o caldo e cozinhe por mais 15 minutos.
- Coe o caldo e sirva quente.
Dicas:
- Para um caldo mais saboroso, use mocotó com tutano.
- Você pode adicionar outros ingredientes ao caldo, como cenoura, batata, mandioca ou macarrão.
- O caldo de mocotó pode ser congelado por até 3 meses.
Tempo de preparo: 4 horas e 30 minutos Rendimento: 8 porções
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC
Quais são os 7 benefícios do caldo de mocotó?
Para uma boa receita, procure adicionar apenas ingredientes saudáveis. Assim, tanto o mocotó quanto outros vegetais poderão oferecer todo o seu sabor e propriedades medicinais à sua saúde.
1. Previne as rugas
As rugas são linhas de expressão que surgem no corpo todo durante o envelhecimento. Mas quando você repõe o colágeno que seu corpo não está mais conseguindo produzir, volta a ativar sua função de rejuvenescimento da pele, deixando-a mais lisa e elástica.
Ao fazer uma receita saudável de caldo de mocotó, terá um ótimo alimento que vai saciar até a próxima refeição. Pode tomar apenas o caldo, o que vai fazer com que tenha uma opção de baixa caloria para comer até no jantar, bem quentinho.
3. Proteção das articulações
As articulações dos humanos também são ricas em cartilagem que é feita de colágeno. Então, um dos benefícios do caldo de mocotó é ajudar a tratar problemas como artrite, que é quando a cartilagem nas articulações fica muito fina e os ossos entram em atrito.
Pelo motivo de repor o colágeno e aliviar os sintomas da artrite, o caldo de mocotó também vai reduzir a inflamação que ocorre nas articulações desprotegidas. Logo, a dor, o inchaço e a dificuldade de movimentar braços ou pernas vai reduzir e até desaparecer. Para isso, consuma o caldo junto com uma dieta balanceada e a prática de alongamentos diários.
Para fazer uma boa digestão, o intestino precisa estar protegido. Como em suas paredes também há colágeno, que cria uma camada protetora contra determinados tipos de alimentos, o consumo do caldo contribui para a boa digestão. Assim, o intestino conseguirá cumprir melhor sua função de enviar os nutrientes para a corrente sanguínea e separar os resíduos a serem eliminados.
6. Ajuda a limpar o organismo
O poder desintoxicante do caldo de mocotó vem de seus compostos, como a glutationa, que age como antioxidante protegendo as células e eliminando excesso de toxinas. Essa limpeza periódica é essencial para rejuvenescer todos os sistemas do corpo e ajudá-los a trabalharem com mais eficiência.