O louro deve ser consumido com moderação. Se você está seguindo um tratamento ou tiver alguma dúvida, consulte o seu médico antes de consumir qualquer remédio à base desta planta.
A diabetes é uma das doenças que gera maior preocupação a nível mundial. Milhões de pessoas já foram diagnosticadas com esta doença. No entanto, é possível preveni-la ou controlá-la de forma natural. Hoje, falaremos como o louro pode ser usado no tratamento do diabetes, como complemento das instruções médicas.
Se você sofre de diabetes, é muito importante ser acompanhado por um médico de confiança. Além disso, você deve seguir uma dieta especial para manter os níveis de glicose no sangue equilibrados.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
O que é a diabetes?
Os tipos de diabetes mais conhecidos são o 1 e o 2. A diabetes tipo 1 é aquela em que o corpo não pode produzir insulina, por isso é necessária a administração diária do hormônio. Esta doença ocorre com maior frequência em crianças e jovens.
Já a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não usa a insulina corretamente para reduzir o nível de açúcar no sangue. É o tipo mais comum e sua ocorrência se deve, entre outras razões, a maus hábitos alimentares, excesso de peso e sedentarismo.
Dados mundiais sobre a diabetes
Os números continuam a subir, assim como a preocupação em diminuir a incidência da diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de adultos em todo o mundo tinham diabetes em 2014. Ou seja, 1 em cada 11 pessoas.
Para o ano de 2015, nos Estados Unidos, cerca de 30,3 milhões de pessoas sofrem da doença, segundo a Associação Americana de Diabetes. Esta cifra equivale a 9,4% da população. Para esse mesmo ano, a diabetes foi a sétima causa de morte nos Estados Unidos.
A chave é a prevenção e o controle. Manter uma dieta saudável, praticar exercícios e evitar o fumo manterá você a salvo da diabetes tipo 2. No entanto, também existem remédios naturais para o tratamento de diabetes; entre eles o louro.
Ajuda a controlar a diabetes?
O louro é uma planta pertencente à família botânica das lauraceae, amplamente utilizada como tempero para cozinhar e também por suas propriedades medicinais.
A folha desta árvore é conhecida por suas propriedades antioxidantes, que podem reduzir os efeitos colaterais da diabetes tipo 2. Consumi-la diminui a deterioração celular e retarda a ação dos radicais livres.
Além das qualidades já expostas, a folha de louro ajuda a regular o funcionamento do pâncreas. Isso ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue.
Como usar o louro para tratar a diabetes
As propriedades do louro são muito variadas. Serve como estimulante do aparelho digestivo, antiespasmódico, expectorante, combate o reumatismo, regula da menstruação, é diurético, etc.
Para o tratamento da diabetes tipo 2, o louro pode ser tomado como um chá ou infusão. Esta é uma das várias maneiras de aproveitar seus benefícios e você pode prepará-lo da seguinte forma:
Ingredientes
- 4 copos de água (1 litro)
- 1 colher de sopa de folhas de louro (15 g)
Preparação
- Leve ao fogo um litro de água para ferver. Depois que entrar em ebulição, adicione as folhas de louro.
- Mantenha no fogo durante três ou cinco minutos.
- Em seguida, deixe repousar durante cerca de dez minutos e coe a infusão antes de tomá-la. Recomenda-se não exceder a quantidade de quatro xícaras por dia.
Sim ao louro, mas com moderação
Embora, sem dúvida, esta seja uma planta com grandes benefícios medicinais, o uso excessivo do louro pode causar dermatite, asma ou alergias. Também pode causar náuseas e irritação das paredes do estômago, entre outros efeitos secundários.
O consumo de chás está contra-indicado para as pessoas com diabetes tipo 1. Devem também abster-se as mulheres grávidas, as pessoas com distúrbios da coagulação, doenças do rim, do coração, do fígado ou com úlceras gastrointestinais.
O louro tem propriedades fantásticas, capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue. No entanto, se você foi diagnosticado com diabetes, não deve substituir os medicamentos prescritos pelo seu médico, e sim transformá-lo em um complemento.
Você já se convenceu dos grandes atributos desta planta? Anime-se a experimentar os benefícios do louro. Mas, ah, claro! Antes, fale com o seu especialista de confiança sobre a periodicidade recomendada, de acordo com o seu caso.