A trombose é uma doença muito séria que afeta o nosso sistema circulatório mas que pode ser evitada de maneira simples. Veja 5 formas de evitar a trombose no seu dia a dia.
Trombose – fique livre dessa doença com 5 medidas simples
A trombose ocorre quando uma veia ou artéria fica obstruída pela formação de um trombo, nódulo de sangue coagulado e células. O trombo causa uma inflamação, impede a passagem normal do fluxo sanguíneo e compromete a circulação da pessoa. Quando ela ocorre nos membros inferiores, frequentemente aparecem as temidas varizes.
1- Fazer atividade física
Essa é a melhor saída para evitar a trombose. Exercícios diários de baixo impacto, como caminhadas e natação, são os mais recomendados para evitar a trombose. Eles ajudam a manter o peso equilibrado e trazem inúmeros benefícios ao sistema circulatório e também cardiovascular. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.
Um dos muitos prejuízos que o tabaco traz à saúde é o aumento da propensão a desenvolver trombose. As substâncias químicas presentes no cigarro, prejudicam o sistema circulatório porque elas se acumulam no nosso sangue, tornando-o mais espesso e diminuindo a quantidade de oxigênio presente nas células sanguíneas.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/
3- Evitar ficar sentado por muitas horas
Quando ficamos longas horas sentados prejudicamos a circulação normal do sangue e favorece a retenção de líquidos. Se você trabalha sentado, tente fazer alongamentos todos os dias e pequenos exercícios como: caminhadas, subir escadas ao invés de usar o elevador, fazer pequenos intervalos e levantar para esticar as pernas e também não ficar de pernas cruzadas.
4- Controlar o peso
As pessoas em sobrepeso são mais propensas a desenvolver a trombose pois as suas veias precisam suportar mais pressão dentro das pernas. Além disso, a obesidade causa também desequilíbrio nos níveis de colesterol e triglicéride, o que pode ocasionar obstrução das artérias e por consequência a trombose. Portanto, manter o peso controlado é importante para a saúde do seu sistema circulatório.
5- Manter uma alimentação balanceada