Endireite suas costas, melhore sua postura cervical e evite danos na coluna adotando técnicas corretivas e realizando exercícios de alongamento de yoga (do mestre Vytas Baskaukas).
Com o estresse, vida corrida, má postura no trabalho, chegamos a velhinhos e parecemos uns macacos, dada a péssima postura. Está rindo? Infelizmente é verdade. Com o tempo, a curvatura da nossa coluna vai gradualmente dobrando para a frente, trazendo graves problemas para as articulações e para o corpo todo.
A coluna vertebral
A coluna vertebral é uma das áreas do nosso corpo (ou, até mesmo, “a área”) para a qual devemos prestar mais atenção. Devemos cuidar dela porque ela é o apoio de toda nossa estrutura física: ela nos sustém e nos resguarda em qualquer situação da nossa vida, dando proteção e firmeza. Ela é o nosso pilar físico, motor e muscular e, sem ela, não conseguimos nos manter de pé.
Quer andar na rua com uma postura correta? Quer levar uma vida mais saudável livre de problemas graves de coluna? Siga nosso exercício para adquirir uma postura correta, endireitar sua coluna e libertar a tensão acumulada nessa região do corpo.
Exercício de alongamento para endireitar a coluna do mestre de yoga Vytas Baskaukas
Materiais necessários:
Tapete confortável
Exercício de alongamento:
1. Deite-se no tapete de barriga para cima com os joelhos dobrados.
2. Sinta o ajuste da sua coluna no tapete.
3. Deixe os braços esticados no prolongamento do seu corpo com as palmas viradas para cima, relaxe e respire fundo.
4. Concentre-se em você durante alguns minutos e sinta a ligação da sua coluna ao chão. Note como a sua respiração afeta as curvas da sua coluna.
5. Agora pegue na fita elástica e passe ela pela sola do pé direito. A fita deve ficar colocada mais ou menos um pouco acima do meio da sola do seu pé.
6. Agarre a fita de forma a que seus braços fiquem esticados, mas não totalmente, apenas com uma pequena folga. O importante é manter os ombros e a base da coluna juntos ao chão.
7. Mantenha sua perna esquerda dobrada e a sola do pé esquerdo no chão, e agora respire fundo algumas vezes.
8. Se notar muita rigidez no seu corpo, mantendo a perna esticada num ângulo reto, baixe um pouco a perna, dando mais folga na fita. Não tem problema nenhum baixar o ângulo. O importante é que você esteja relaxado.
9. À medida que o corpo vai relaxando e ficando mais flexível, vá subindo a perna e agarrando a fita mais em cima. Sinta como a sua coluna se alarga em cada respiração funda que você faz.
10. Troque o pé e repita o processo com a perna esquerda.
11. Agora repita o mesmo exercício, mas, dessa vez, esticando a perna que estava dobrada e apoiando o centro do calcanhar no chão. Mantenha as pernas bem esticadas e, mais uma vez, se não conseguir manter um ângulo reto, baixe ligeiramente a perna que está no ar.
12. Respire fundo e desfrute do alongamento sentido na parte de trás das pernas.
13. No final, flita as duas pernas e abrace-as. Mantenha a base da coluna junta ao chão e, suavemente, gire para um lado e para o outro, para frente e para trás.
14. Sente-se no tapete, e exercício terminado!
Como se sente? Revigorado? Revitalizado? Esse alongamento traz mobilidade e flexibilidade para o seu corpo. Com a prática diária desse exercício, suas dores de coluna desaparecerão num instante!
Apesar do inglês, confira visualmente os alongamentos nesse vídeo: