Dicas para apagar marcas das estrias
As estrias são cicatrizes causadas pelo estiramento da pele e destruição das fibras elásticas. Geralmente desencadeadas por aumento de peso ou volume corporal repentino, as marcas podem surgir em diversas regiões e causar incômodo na hora de vestir o biquíni.
Entretanto, atualmente já existem alguns tratamentos capazes de amenizar a aparência das linhas, como é o caso da micropuntura. Segundo a especialista em micropigmentação Rafaela Camargo, de São Paulo, o procedimento não remove as estrias, mas faz com que o corpo crie uma camada de camuflagem que as deixam quase imperceptíveis.
LEIA TAMBÉM
- Como eliminar a congestão nasal
- Riscos do Omeprazol para a saúde
- Chá-Mate faz Secar até 4 kg
- Xarope de sálvia para ganhar um abdômen sequinho
- Dicas para ficar com cílios mais grossos
O que é a micropuntura?
A micropuntura consiste na estimulação da pele através de um aparelho chamado dermográfo, que tem uma pequena agulha. A esteticista explica que as estrias são trabalhadas uma a uma, a fim de fazer com que o organismo identifique a região como uma área a ser restaurada. “A pele fica avermelhada e o corpo entende a existência de um processo inflamatório que precisa ser cicatrizado. Então, ele manda alguns nutrientes, como o colágeno e a melanina, para regenerar a pele”, explica Rafaela. A técnica ainda pode ser aplicada em qualquer parte do corpo; como bumbum, pernas, barriga, braços, panturrilhas e seios.
Cuidados
Rafaela ressalta que alguns cuidados são necessários durante os intervalos do procedimento. A pele tratada fica muito sensível e por isso exige algumas restrições, como na remoção dos pelos. “Nós indicamos que a pessoa já venha depilada para o processo e não use a cera pelos próximos 20 dias”. O mesmo vale para o sol: nada de praia ou piscina durante o mesmo período. Ela também afirma que, durante a recuperação, alimentos com betacaroteno devem ser evitados, pois podem manchar as cicatrizes. Também são indicadas pomadas para hidratar e recuperar as áreas lesionadas.
Frequência
Exatamente por necessitar da resposta do corpo, o resultado pode variar de acordo com o metabolismo da paciente, mas a especialista afirma que em três ou quatro sessões já é possível notar uma melhora sensível na aparência das estrias. O intervalo entre cada sessão deve ser de 30 dias.
Micropuntura de estrias: qual o preço?
O preço de cada sessão pode variar entre 300 e 600 reais, de acordo com a clínica. O tratamento é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com diabetes ou problemas de cicatrização. Na dúvida, não deixe de consultar o seu médico antes de submeter-se ao procedimento.
- O procedimento não remove as estrias, mas faz com que o corpo crie uma camada de camuflagem que as deixam quase imperceptíveis.