Poros dilatados: tratamentos caseiros
- Os poros dilatados, mais comuns em quem tem a pele oleosa, costumam se agravar no verão, período em que a transpiração aumenta. Além de fazer uma boa limpeza de pele a cada quinzena, alguns cuidados diários também são fundamentais, como lavar com sabonete, usar adstringente, esfoliar a área e aplicar uma loção específica. Outra dica é apostar nas receitas caseiras para a pele.
Leia também:
- Cravos na pele: Cera caseira que elimina os pontinhos pretos
- 13 usos diferentes da manteiga no dia-a-dia
- Trocar a gema e a clara de lugar dentro do ovo
Receitas para poros dilatados
– Misturar 3 colheres de sopa de chá verde gelado (para contrair poros) e 1 colher de sopa de argila verde até virar uma pasta, passar no rosto, deixar por 15 minutos, depois lavar com água gelada.
– Outra dica é misturar 1 colher de sopa de maisena e 2 colheres de sopa de água boricada gelada ou soro fisiológico, passar no rosto e deixar repousar por 20 minutos, depois lavar com água gelada.
Como é feito o peeling para acabar com as cicatrizes das espinhas
O terapeuta deverá higienizar toda a área a ser tratada e então iniciar a aplicação dos ácidos eleitos no rosto, costas, ombros, ou outras áreas afetadas pela acne. Estes devem permanecer na pele por um intervalo de tempo curto, de aproximadamente 1 ou 2 minutos.
A seguir, o indivíduo deve lavar o rosto imediatamente, retirando o produto. Então, será colocada outra substância para acalmar a pele. Durante o tratamento, a pele ficará muito sensível e o uso de um bom protetor solar é fundamental, assim como evitar ao máximo a exposição solar.
As aplicações devem ser feitas 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de pele do indivíduo. É normal que, no intervalo entre as sessões, a pele descame e fique avermelhada. Por isso, é importante o uso do hidratante que o terapeuta recomendar.
Esta descamação na pele é importante para promover a criação de uma nova camada de pele, promovendo uma melhor homogeneização das camadas cutâneas, de forma que aumenta a síntese de neocolágeno e de elastina.
Os resultados podem ser vistos a partir da segunda sessão e são progressivos.
Os ácidos devem ser aplicados pelo dermatologista ou fisioterapeuta devidamente qualificado para tal, com formação em Ácidos e em fisioterapia Dermatofuncional.
O peeling químico, à base de ácidos, é uma excelente forma de acabar definitivamente com os furinhos no rosto, que se referem às cicatrizes da acne.
O ácido glicólico ou o ácido retinoico podem ser aplicados em baixas concentrações na pele do rosto, colo, costas e ombros, a fim de remover as marcas e as cicatrizes da acne, sendo um ótimo tratamento para quem já passou da fase da adolescência e já não possui cravos e espinhas, tendo somente cicatrizes na pele.