Sabia que é possível cultivar pé de limão em vasos ao invés de plantar no solo? Eles ficam bem menores, é claro, mas dão frutos do mesmo jeito. Só que leva um bom tempo, cerca de 5 anos. Mesmo assim, o prazer de ver o seu pé de limão brotar e acompanhar seu crescimento é inestimável. Aprenda a como plantar um pezinho de limão numa xícara e começar o seu cultivo.
Materiais
Veja o que vai precisar para fazer o plantio de um ou mais pés de limão em casa.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Sementes saudáveis de limão do tipo desejado;
Xícara grande;
Pedrinhas ou bolinhas de argila expandida;
Substrato rico em matéria orgânica;
Água.
Modo de fazer
Primeiro, você deve escolher limões bem bonitos e saudáveis. Quando for consumi-los, separe algumas sementes e coloque-as sobre um papel-toalha para secarem durante alguns dias.
Passados os dias, você vai preparar a xícara, colocando dentro dela uma camada de uns 2 dedos de pedrinhas de água doce, brita ou argila expandida. Como a xícara não tem furo no fundo, essa camada vai servir para escoar a água das regas.
Depois, por cima das pedrinhas, coloque um substrato leve e rico em matéria orgânica. Pode ser uma terra do seu jardim, se tiver, que seja do tipo que não forma torrões ao apertar na mão.
Coloque essa terra até o topo da xícara, sem apertar.
Faça uma covinha, não muito funda, e coloque dentro até 3 sementes de limão. Tampe-as com terra, sem apertar.
Faça uma rega para deixar a terra úmida, mas não encharcada.
Deixe a xícara em um local protegido do sol, mas bem iluminado durante 30 dias, que é o tempo de começarem a surgir os brotos, bem pequenos.
Durante esse tempo, vá mantendo a terra úmida, conforme perceber que ela fica quase seca.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Depois dos 30 dias, as mudas poderão pegar um pouco mais de sol da manhã ou do final da tarde, que é mais fraco.
Se todas as sementes brotarem, retire toda a terra da xícara, junto com as mudas, para separar cada uma das mudas em uma xícara diferente, sem arrebentar suas raízes. Assim elas irão crescer mais fortes, sem consumir nutrientes umas das outras.
Quando a muda atingir uns 20 centímetros de altura, que vai acontecer depois de mais alguns meses, então ela vai precisar ser transplantada para um recipiente maior, como uma garrafa pet, pois suas raízes são bem profundas.
E aí ela poderá permanecer pelos próximos 2 ou 3 anos, até você precisar trocá-la para um vaso grande e deixar que termine o seu desenvolvimento até dar frutos.