O ideal é manter as bocas do fogão sempre limpas para evitar ter de fazer limpezas pesadas mais demoradas
Com o passar do tempo de uso, é normal o fogão ficar com um aspecto mais desgastado. Mas, se você mantiver cuidados simples frequentes, seu fogão ficará com cara de novo por muitos anos. Mesmo quando as bocas do fogão ficam queimadas, é possível resolver com uma limpeza simples e, se necessário, com uma limpeza mais pesada. Veja como fazer.
Primeira etapa de limpeza
A primeira parte da limpeza das bocas do fogão é para remover a sujeira superficial que fica grudada, como restos de alimentos.
Remova todas as bocas do fogão e lave-as normalmente com água e detergente embaixo da torneira.
Se você tiver o hábito de fazer essa limpeza sempre após cada uso, não vai precisar de mais nada. Só deixar secar.
Segunda etapa de limpeza
Agora, se mesmo com a primeira etapa, as bocas do seu fogão continuarem sujas, precisando de um reforço, pode usar uma outra técnica.
Coloque as bocas dentro de uma panela com água e misture um pouco de vinagre. Se estiverem muito, muito sujas, pode escolher misturar também um pouco de detergente ou de saponáceo em pó.
Deixe essa mistura ferver por 10 minutos.
Depois, escorra as bocas com cuidado e deixe-as esfriarem.
Quando já estiverem frias, use uma esponja de aço para esfregá-las novamente e remover a sujeira que estava presa.
Por fim, use um limpador de inox se quiser deixar as bocas mais bonitas, com brilho.
Manutenção frequente
Para evitar passar mais trabalho na hora de limpar as bocas queimadas do fogão, adote o hábito de limpar todo o eletrodoméstico sempre após o uso. Assim, não haverá tanta sujeira acumulada e o serviço será sempre mais fácil e rápido.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
DICA EXTRA
Confira dicas e truques de limpeza para facilitar sua vida
Como limpar aço inox manchado?
O aço inox acaba por manchar com o tempo, seja por uso indevido ou porque vai mesmo perdendo um pouco da sua proteção. Uma das formas mais fáceis de remover manchas nesse tipo de metal é usar um produto polidor apropriado e um pano de algodão macio.
Se a mancha for superficial, pode apostar no uso de amoníacos, como limpa-vidros. Aplique com um papel-toalha. Se quiser algo mais natural, pode usar óleo mineral. Além de devolver o brilho ao inox, ele cria uma camada protetora. Você encontra esse tipo de óleo em qualquer farmácia e pode aplicá-lo com um algodão.
Fogão a lenha
como limpar fogão a lenha
Quem não ama um fogão a lenha? A comida fica super saborosa, com aquele defumado indescritível. O utensílio é também muito útil e econômico, mas só quem tem um em casa sabe a sujeira que faz.
A chapa desses fogões é de ferro, por isso o melhor produto para a limpeza é o uso de óleos vegetais. O óleo de cozinha fará com que o ferro fique limpo e protegido do calor e dos líquidos que poderão enferrujá-lo.
Quando o fogão começar a ficar com uma camada muito grande de resíduos provenientes da lenha, use uma escovinha e uma pá para removê-la. Se isso não adiantar, poderá lixar com uma malha fina, para garantir uma superfície limpa e lisa.
Jamais aplique qualquer produto abrasivo nesse tipo de fogão. A maioria deles acelera o processo de ferrugem, corroendo o material do aparelho. Tome cuidado com materiais inflamáveis, como o álcool, por exemplo, pois podem desencadear um incêndio. Não se esqueça de limpar a chaminé, sempre que necessário.
Como limpar forno
como tirar gordura do vidro do forno
Independente se o seu forno é a gás ou elétrico, é bem provável que você nunca o limpe. É costume achar que o forno não precisa de nenhuma manutenção, afinal, quando ligado, ele atinge temperaturas altíssimas.
Todavia, quem nunca fez uma receita que respingou o forno inteiro? Acontece, principalmente se você é um cozinheiro de primeira e adora fazer pães, bolos e carnes assadas o tempo todo. Agora, antes de você se preocupar em como tirar gordura do vidro do forno, saiba que é importante fazer a manutenção do eletrodoméstico inteiro.
Forno autolimpante
Alguns fornos são considerados autolimpantes, ou seja, uma das opções permite que você acione uma temperatura mais alta, com o forno vazio, e ele transformará em cinzas tudo que estiver acumulado. Mesmo assim, depois disso é preciso remover o excesso de cinzas e passar um pano.
Como saber se o seu forno é autolimpante? Para executar essa função, seu forno deve atingir mais de 400ºC. Se ele faz isso, basta ligá-lo vazio nessa temperatura por algumas horas (conforme o manual). Areje bem a sua cozinha, pois esse procedimento poderá provocar a saída de fumaça.
Depois, basta remover as cinzas com uma escova e uma pá, passar um pano com vinagre e está pronto. Se o seu forno não possui essa função, então terá de limpá-lo com fez com o fogão. Primeiro remova os acessórios, como as grelhas. Depois esfregue bem com a ajuda de escova ou esponja e usando soluções específicas para isso.
Se quiser, pode usar um borrifador com água, bicarbonato de sódio e vinagre. A melhor hora para aplicar a solução é pouco depois de usar o forno para outra coisa, pois com ele morno ficará mais fácil de remover o excesso de sujeira. Sempre deixe a solução agir por mais de 15 minutos.
Para evitar que alimentos grudem no fundo do forno, ao ver que algo respingou, limpe imediatamente e com cuidado, porque estará quente. Para fazer isso, use sal grosso de cozinha e uma escova resistente ao calor.
Vidro do forno
O vidro do forno, muitas vezes, é a parte que fica mais suja ou que a sujeira fica mais visível. Existem muitos produtos ótimos para fazer a limpeza dele, porém o melhor para isso é o suco do limão.
A acidez da fruta é excelente para agir contra a gordura. Uma das formas mais eficientes de aplicar é esfregando meio limão em um pouco de bicarbonato e depois usando o limão como esponja diretamente no vidro. Você pode fazer isso por dentro e por fora, o resultado é incrível.
Como deixar o fogão brilhando
Se você quer saber como limpar fogão, com certeza quer deixá-lo brilhando. Com as receitas caseiras abaixo, você aprende também como limpar fogão muito sujo de gordura. Assim, seu eletrodoméstico fica como novo usando poucos produtos e sem gastar uma fortuna.
Com vinagre
O vinagre é um dos melhores produtos para passar no fogão. Ele neutraliza a gordura e faz com que fique muito mais fácil remover qualquer tipo de crosta de diversas superfícies. Além disso, ele não é tóxico, nem faz mal à saúde, diferente de muitos outros produtos de limpeza.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Ingredientes
Vinagre: 3 colheres (sopa);
Detergente neutro: 3 a 4 gotas;
Sabão em pó: 2 colheres (sopa);
Limpador multiuso: 2 colheres (sopa);
Esponja macia: 1 unidade.
Modo de preparo e aplicação
Remova as bocas do fogão, coloque-as em uma panela e cubra com água. Adicione as três colheres de sopa de vinagre e leve a panela ao fogo;
Deixe ferver na mistura por uns 10 minutos e desligue. Espere esfriar um pouco, aplique o detergente na esponja e esfregue as bocas gentilmente. Se estiverem muito sujas por dentro, poderá usar uma palha de aço apropriada;
Enxague e deixe secar. Enquanto isso, desligue o fogão por completo e bloqueie a saída de gás. Retire os botões com cuidado e coloque-os de molho em uma vasilha com duas colheres de sabão em pó e duas de limpador multiuso;
Depois de 30 minutos, remova os botões da pasta e esfregue-os com a esponja. Lave com água morna e deixe secar bem;
Aplique na superfície do fogão uma colher de sopa de vinagre puro e esfregue com um pano macio. Se não resolver, derrame mais vinagre e deixe agir por uns 15 minutos e então esfregue.