Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade
Dor no couro cabeludo
O dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que cerca de 20% das mulheres que têm queda do cabelo reclamam de uma sensibilidade dolorosa quando passam as mãos nos fios ou penteiam o cabelo. ‘O cabelo tem função de proteção do couro cabeludo, com a queda de cabelo, a diminuição da densidade dos fios pode tornar região desprotegida’.
leia também:
Cabelos brancos: Dicas para esconde-los
Couro cabeludo descamando e coçando
Em casos mais graves, em que há descamação de crostas da área, a caspa pode causar alteração da espessura do couro cabeludo e, consequentemente, ardência e coceira na cabeça. Doenças como psoríase, uma descamação intensa que pode acontecer no corpo todo e micoses também podem causar sensibilidade. Os tratamentos químicos, como escova progressiva e tinturas, podem machucar o couro cabeludo e, por isso, são causas comuns do problema.
Cuidados caseiros com o couro cabeludo
O tratamento deve ser feito após uma avaliação do dermatologista e consiste, inicialmente, em tratar a causa do problema. Portanto, a caspa ou a queda de cabelo devem ser resolvidas para que a sensibilidade seja também curada. O dermatologista prescreverá medicações para aliviar os sintomas da sensibilidade, como loções com medicação anti-inflamatória, antialérgicos e analgésicos. Além disso, podem ser recomendados xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação no couro cabeludo.
leia também: