Ginástica facial
A pele do nosso rosto precisa de uma série de cuidados e tratamentos para conservar sua juventude e beleza por mais tempo. Mas, além, de usar tratamentos caros ou de levar um estilo de vida saudável, nossos músculos faciais requerem de uma série de exercícios que ajudem a conservar sua elasticidade e firmeza para prevenir a flacidez e a aparição precoce de rugas.
A ginástica facial consiste em praticar uma série de exercícios saudáveis que ajudam a conservar a firmeza da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina para prevenir o envelhecimento precoce. Pôr em prática essa série de exercícios pode ajudar você a diminuir as linhas de expressão, as pálpebras cansadas e todos os sinais que, com o passar dos dias, vão refletindo a velhice.
Exercícios para evitar as pálpebras caídas
Esses exercícios têm como principal objetivo tonificar o músculo orbicular das pálpebras (orbicularis oculi) para prevenir as pálpebras cansadas.
Como fazer?
Coloque seus dedos indicadores bem no meio das sobrancelhas e os dedos polegares na parte inferior dos olhos. Mexa suavemente os dedos indicadores para cima e os polegares para baixo, fazendo uma leve pressão sobre ambos os pontos enquanto você fecha os olhos com força. Faça esse exercício 40 segundos e descanse.
Exercícios para reduzir e tonificar a papada
Trabalhar o músculo platisma é ideal para reduzir e eliminar a papada. Essa área de nosso rosto tende a se desprender e enrugar com mais facilidade. Daí, a importância de exercitá-la frequentemente.
Como fazer?
Coloque sua mão na base do pescoço e olhando para frente, aponte o queixo pra cima e toque com a língua o lábio superior. Mantenha essa posição durante 30 segundos e descanse.
LEIA TAMBÉM
- Como pintar as unhas sem borrar: truque simples e barato com vaselina
- Unhas: Tendências das Manicures
- Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade
Exercícios para reduzir e prevenir as rugas na testa
Para reduzir e prevenir as rugas na testa, é importante exercitar os músculos frontal (frontalis) e occipital (occipitalis). Para isso, recomendamos que você ponha em prática o seguinte exercício de ginástica facial.
Como fazer?
Coloque os dedos sobre as têmporas e empurre levemente pra baixo em direção ao final das sobrancelhas, ao mesmo tempo, tente empurrar as sobrancelhas pra cima. Mantenha durante 30 segundos e descanse.
Exercícios para reduzir as linhas ao redor da boca
As linhas ao redor da boca vão se formando com o passar dos anos e costumam ser bastante notórias depois de um tempo. Para reduzi-las, recomendamos que você pratique frequentemente o seguinte exercício:
Como fazer?
Faça um “O” com seus lábios e pressione-os contra os dentes. Depois, deslize os dedos indicadores de abaixo pra acima, começando pelos lados dos lábios para o nariz. Faça 50 repetições deste exercício.
Outros exercícios faciais para rejuvenescer o rosto
Os exercícios faciais estimulam a circulação sanguínea, ajudam a eliminar toxinas, melhoram o tom da pele e previnem a aparição precoce de rugas e outros signos do envelhecimento. Além dos exercícios anteriores, também há outros bons movimentos que você pode praticar na sua rotina.
- Dizer as vocais: você deve fazê-lo com uma expressão marcada, quer dizer, abrindo ou fechando a boca o máximo que puder, e sustentando o som alguns segundos.
- Junte os lábios: junte os lábios e encha a boca de ar para estirar e esticar os músculos que rodeiam a boca.
- Dê um sorriso invertido: para isso, deve manter os lábios unidos, de modo que possa exercitar os músculos faciais, assim como os do pescoço. É ideal para prevenir rugas no rosto e a aparição da papada.
- Exercício sobre as sobrancelhas: coloque os dedos sobre as sobrancelhas exercendo uma leve pressão, de modo que, embora tente franzir a testa, não possa conseguir. Também tente levantar as sobrancelhas mantendo a pressão para dar resistência ao exercício. Esses movimentos simples fortalecem os músculos da testa e dos olhos.
Recomendações finais…
- Para obter bons resultados com a ginástica facial é necessário colocá-la em prática, pelo menos, 3 vezes por semana, embora seja preferível fazê-la todos os dias. Tente aumentar gradualmente os minutos por exercício, de modo que cheguem a ter uma duração de 10 ou 15 minutos diários.
- Se quiser realizar corretamente esses exercícios, recomendamos que você os faça de frente para o espelho para adotar as posições corretas.
- Lembre-se que, como nos exercícios para o resto do seu corpo, os resultados são visíveis sempre e quando complementar a prática com uma boa alimentação, sem hábitos daninhos e com bom tempo de descanso.