Rosto oleoso: 7 macetes para ficar com pele seca o dia inteiro
Testa brilhando, nariz oleoso, e queixo deslizando são as principais características que indicam quando uma pessoa tem pele oleosa. Essas três partes do rosto formam a Zona T, região que mais sofre com o acúmulo de oleosidade e se torna um verdadeiro pesadelo para quem tem o problema. Porém, existem alguns truques que, se colocados em prática, podem deixar a pele com aspecto sequinho durante o dia inteiro.
Por que o rosto fica oleoso?
Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, fatores genéticos, o clima, a dieta e até o nível de estresse podem influenciar na produção de óleo do rosto. “Quanto mais frio, com temperaturas baixas, mais a pele produz óleo na intenção de defesa para não deixar ressecar”, explica a profissional da clínica Auraclara, em São Paulo, que afirma que comidas muito gordurosas, altos níveis de testosterona no corpo e preocupações demais também podem acentuar o problema.
Além disso, é comum notar o rosto brilhando cada vez mais conforme o dia vai passando. Isso acontece porque aoleosidade do rosto tende a ir aumentando conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado.
Como tirar oleosidade do rosto: passo a passo
Passo 1: Ao acordar, lave o rosto – Antes de tudo, lave o rosto. Mas, atenção: há quem acredite que lavar o rosto é a solução para eliminar o óleo. Porém, fazer isso muitas vezes ao dia aumenta a oleosidade. “É como se o nosso corpo entendesse que a pele do rosto está desprotegida e produzisse óleo para fazer um efeito protetor”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi. O ideal é que o rosto seja lavado duas vezes ao dia: ao acordarmos e antes de dormir.
Passo 2: Limpe a pele com lenços umedecidos específicos para o rosto – Esses produtos são recomendados para limpeza diária e podem ajudar a eliminar qualquer sujeira da pele.
THINKSTOCK
Passo 3: Aplique hidratante matificante – Esse é um tipo de hidratante que promove o fechamento dos poros, deixando a pele mais equilibrada e neutralizando a formação do brilho. Aplique diariamente antes de fazer a maquiagem, como uma espécie de primer.
Passo 4: Não use maquiagens em creme – Qualquer produto que você usar na maquiagem não deve ser em textura de creme. Toda maquiagem muito cremosa deixa a pele mais oleosa. Apesar de esses produtos prometerem durar mais tempo no rosto, o preço que se paga é o aumento da oleosidade da pele.
Passo 5: Pó compacto é indispensável – Na hora do make, não aposte só na base ou corretivo. Para quem tem rosto oleoso, o pó compacto é o amigo número um, já que promove o efeito de secar a pele e deixa-la sem o brilho tão característico da oleosidade. Reaplique durante o dia todo, sempre que achar necessário.
Passo 6: Durante o dia, use lenços que tiram oleosidade sem tirar a maquiagem – Esse produto que existe para vender em farmácias ajuda muito a manter a pele seca durante o dia. Ele tem poder de absorção que tira o óleo sem tirar a maquiagem do rosto. Mas esse efeito dura pouco, é limitado. Por isso é importante seguir todas as dicas.
Passo 7: Água termal várias vezes ao dia – Leve ela na bolsa e borrife no rosto sempre que você for ao banheiro. Dica da médica: depois de borrifar a água termal, seque com papel toalha e reaplique o hidratante matificante ou o pó compacto.