Remover bolor com água sanitária
- Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.
- Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.
- É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.
- Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.
Remover bolor com água oxigenada
- Outra opção de produto que pode ajudar na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é usá-la em manchas menores, pois dá um pouco mais de trabalho.
- Embeba um pano com água oxigenada, aplique sobre o bolor para molhar e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.
- Esse produto também exige que use luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado de arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante o procedimento.
Remover bolor com água, vinagre e álcool
- Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.
- Acabar com a umidade corrigindo a estrutura
Agora, se você quiser se ver livre mesmo da umidade e dos bolores na casa, vai precisar de soluções diferentes. De acordo com a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, o primeiro passo é contar com o auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem gastar dinheiro à toa. - Isso é importante porque a umidade pode estar sendo causada por diferentes fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que fica na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outras causas.
- Depois de determinada a causa, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, utilizando um líquido impermeabilizante na mistura do reboco novo.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Como fazer antimofo caseiro com sal grosso
Uma das opções caseiras mais eficazes para fazer antimofo é o uso de sal grosso. Esse ingrediente é bastante utilizado na cozinha, mas também é excelente no combate ao mofo que surge nos armários.
Para preparara esse antimofo, você vai precisar de:
- 1 pote de iogurte pequeno;
- 1 pote de iogurte grande;
- 1 folha de filtro de papel de café;
- 1 alfinete;
- 1 elástico;
- Pacote de sal grosso.
Com o material separado, siga o passo a passo de como fazer antimofo caseiro com sal grosso abaixo:
- Faça vários furos no fundo do pote pequeno, utilizando o alfinete.
- Nesse mesmo pote, coloque um pouco de sal grosso.
- Então, encaixe o pote menor no maior.
- Use o filtro de papel para tampar o pote de iogurte, prendendo-o com o elástico.
Com o recipiente selado, basta colocá-lo no local de sua preferência. É importante não se esquecer de fazer a troca a cada 1 ou 3 meses.
Como fazer antimofo caseiro com amaciante
Outra excelente opção que serve muito bem aos armários é o feito com amaciante. Ele é um antimofo caseiro perfumado que proporciona uma limpeza intensa e elimina os fungos.
Contudo, ele não será colocado dentro do armário, mas sim aplicado em um pano, que deve ser passado no móvel. Para preparar esse produto, você precisará de:
- 1 tampa de amaciante de sua preferência;
- 1 litro de água;
- Recipiente borrifador.
Com o material preparado, fazer o antimofo caseiro com amaciante é simples. Siga esses 2 passos:
- Em um 1 litro de água, faça a diluição de uma tampa de amaciante.
- Misture bem a solução e coloque-a em um borrifador.
Pronto! Agora é só aplicar a solução em um pano limpo e realizar a limpeza dos móveis.
Como fazer antimofo caseiro com giz
Uma opção que sempre surpreende as pessoas quando elas buscam uma solução para eliminar mofo é o giz escolar. Suas propriedades são capazes de auxiliar no controle de umidade de diversos móveis da casa, como cômodas e guarda-roupas.
Para preparar esse antimofo caseiro, são necessários:
- Caixa de giz de lousa comum;
- Tecido de tule;
- Régua;
- Caneta;
- Tesoura;
- Fita de cetim ou barbante;
Depois que juntar todos esses itens
- Com a régua e a caneta, faça a marcação de 25 cm X 25 cm sobre o tule. Então repita o processo quantas vezes forem possíveis.
- Em seguida, recorte o tule com a tesoura nas linhas marcadas sobre ele.
- Pegue um dos quadrados recortados e coloque alguns gizes dentro.
- Recorte uma tira de fita de cetim ou barbante e use-a para amarrar o tecido de tule.
Lembre-se que, como a função do giz de lousa é absorver a umidade, ele ficará úmido. Assim, se ele estiver muito umedecido, retire-o do móvel em que ele está alocado e coloque-o no sol por algumas horas, isso fará ele ficar seco e você poderá reutilizá-lo.
Outra opção é colocar o giz em uma travessa ou assadeira e leva-lo ao forno, caso não haja um local com sol em que você possa deixa-lo secar.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Como fazer antimofo caseiro com cravo
Também é possível colocar outros ingredientes nesses sachês, eles terão o mesmo efeito que o giz. Um desses substitutos é o cravo-da-índia, que você provavelmente já tem em casa.
Para fazer esse antimofo caseiro com cravo, você precisará repetir o processo de criação dos saquinhos que explicamos no tópico anterior ou comprar alguns, feitos de musseline, que são bem acessíveis. Depois disso, é só colocar os cravos dentro do sachê, amarrá-lo bem e distribuir pelos móveis que desejar.
Assim, você terá um antimofo caseiro perfumado e eficiente. Além disso, é importante que a troca dos cravos seja feita a cada três meses, já que eles não são reutilizáveis.
Como fazer antimofo caseiro com sílica
Você provavelmente já reparou naqueles pequenos sacos que acompanham produtos como calçados e jaquetas de couro, cheio de bolinhas, que alguém te disse que não serve para nada. Pois, saiba que eles são muito úteis e o que vem dentro deles se chama sílica em gel.
Não existe um método de como fazer antimofo caseiro com sílica em gel, mas é possível usar esse material, sozinho, para realizar a função de afastar a formação de mofo. Basta espalhar alguns saquinhos em armários nos quais estão as peças de couro, tanto as jaquetas quanto os calçados estarão bem seguros. Você também pode colá-los dentro dessas peças.
Uma vantagem da sílica em gel é que ela pode ser reutilizada, já que quando é submetida ao forno entre 100 °C e 200 °C, por aproximadamente 30 minutos, ela fica como se estivesse nova. Também é possível realizar essa secagem no sol. Nos dois casos, ela só deve passar por esses procedimentos quando perder sua cor.
Antimofo caseiro para alimentos
Assim como é feito para os móveis, muitas pessoas buscam produzir antimofo caseiro para alimentos. Contudo, não há uma maneira própria de produção para essa especificidade que seja realmente eficiente. Assim, o melhor ase fazer é evitar que os alimentos mofem. Seguindo essas dicas, você irá conseguir fazer isso:
- Não compre muita comida:evite comprar alimentos que você não planeja consumir em curto prazo, já que, por exemplo, carnes estragam facilmente e podem ter problemas com bolor.
- Verifique o alimento na hora de comprar: repare se os alimentos que você está comprando não apresentam mofo. Assim, é possível evitar que as pessoas na sua casa, e você também, peguem uma infecção.
- Verifique os sucos industrializados: sempre realize a verificação da data de validade e se certifique de não comprar aqueles que estão com a embalagem amassada.
- Dentro de casa:se encontrar comida mofada, na geladeira ou na despensa, jogue fora. Depois, faça a limpeza da área em que ela se encontrava para evitar que haja contaminação dos outros alimentos.
- Cuidado com a umidade da sua casa:comece a reparar no nível de umidade do seu lar, pois, se ele for elevado, isso pode atrair fungos para os alimentos. 40% de umidade é o nível ideal.
- Cubra os alimentos:você pode proteger os esporos da comida que ficam expostos, cobrindo-os com capa ou filme plástico.
- Não refrigere os alimentos não perecíveis:eles devem ser armazenados em temperatura ambiente, assim não irão embolorar. O local de armazenagem deles precisa ser limpo e seco.
Limpe os locais antes de alocar seu antimofo caseiro
Antes de alocar ou aplicar qualquer uma dessas opções antimofo caseiro, é importante que você realize a limpeza dos locais. Retire tudo que está naquele espaço de dentro dele e então faça a higienização colocando um litro de vinagre fervido e misturando com álcool branco, em uma bacia, e deixe esfriar por três horas. Depois, mergulhe um pano limpo na misture e passe no local, deixando-o ventilar por 30 minutos.
Por fim, você poderá realizar a produção e aplicação e qualquer antimofo caseiro desse artigo e guardar as suas roupas e outros bens nos armários e cômodas.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer Como Eliminar Umidade da casa – Truque Fácil, Barato e Eficaz? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.