Incluir o suco de chia detox na dieta pode ser uma solução para eliminar os quilinhos extras de um jeito mais rápido. O preparo une a semente com limão e, juntos, os ingredientes se tornam poderosos aliados do emagrecimento saudável. A bebida promove limpeza das células, evita o acúmulo de gordura e dá sensação de saciedade para evitar a fome. Mais do que isso, é aliada da saúde e pode controlar o colesterol alto, a pressão e ainda prevenir o câncer.
LEIA TAMBÉM
Benefícios do suco de chia
A semente de chia emagrece por sua alta capacidade de promover saciedade. Ela retarda o esvaziamento gástrico e ajuda pessoas obesas ou que tenham dificuldade de perder peso mesmo a conseguir atingir o objetivo. Isso tudo graças ao poderoso ômega 3, nutriente responsável por fazer o cérebro entender que o corpo está satisfeito e bem alimentado, o que evita a fome.
O ômega 3 junto com as fibras da chia também diminui as placas de gorduras nas artérias, melhorando a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol ruim, além de aumentar a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial. Fonte de vitamina B, é um antioxidante, anti-inflamatório e antiviral, que evita câncer de pulmão e de estômago e promove a melhora das funções cognitivas.
Por sua vez, o limão elimina gordura porque é uma frutinha detox, fonte de vitamina C, antioxidantes e outras substâncias detergentes. Além disso, reforça o sistema imunológico e mantém gripes e resfriados bem distantes.
Receita de suco para emagrecer
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de semente de Chia
- 250 ml de água
- 1 colher de sopa de suco de limão ou lima
- Adoçante à gosto
Modo de preparo
Coloque a sementes de molho na água e deixe descansar até que o líquido fique ligeiramente gelatinoso. Depois disso, adicione o suco de limão ou lima, o adoçante e mexa. Está pronto para beber. Dica: Sirva gelado.
A dica é ingerir a semente cerca de 30 minutos antes das refeições.
A nutricionista Cátia Medeiros explica que a ligação da chia com a perda de peso acontece porque a semente incha e aumenta em até dez vezes seu peso ao ter contato com a água. Esse processo resulta na formação de um retículo, que dá origem a soluções de alta viscosidade responsáveis por auxiliar o funcionamento do metabolismo lipídico. “No estômago, a chia retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade”, explica.
Segundo Cátia, um indivíduo em situação de obesidade apresenta um processo inflamatório que faz com que organismo retarde o envio da sensação de saciedade ao cérebro. “É aí que a chia atua. A alta concentração de ômega 3 deste alimento – 4 g da chia integral tem o mesmo valor de ômega 3 encontrado em 150 g de salmão – ajuda a diminuir o processo inflamatório celular, colaborando para a regularização dessa resposta”, afirma.
Em cada 100 g de semente existem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios. A nutricionista indica a ingestão de duas colheres de sobremesa de chia diariamente. A dica é ingerir a semente cerca de 30 minutos antes das refeições. “O consumo da chia é um auxiliar no processo de perda de peso. O seu uso sem nenhuma mudança no planejamento alimentar e também sem a adoção da atividade física, não vai promover o emagrecimento esperado.”, ressalta.
>>Veja outras formas de consumir chia (capsulas)