Segundo cientista, uma esponja de lavar pratos é muito mais suja que o vaso sanitário e o lixo de uma casa.
Onde há mais germes e bactérias na sua casa? No vaso sanitário? No piso? No cesto de lixo? Nada disso. E pode acreditar: a esponja de lavar pratos é o que há de mais sujo na sua casa.
Com base em que informação estamos afirmando isso? Baseados na informação do dr. Philip Tierno, professor de microbiologia e patologia na Universidade de Nova Iorque e autor do livro “The Secret Life of Germs” (A Vida Secreta dos Germes).
Como as esponjas de lavar prato se contaminam
As esponjas têm muitos furinhos necessários para reter, durante a limpeza, todas as sujeiras e os microrganismos indesejáveis.
Quando lavamos os pratos, pedaços de comida permanecem presos nos buracos da esponja e, quando a esponja é mantida úmida, a cada 20 minutos desenvolve-se uma nova bactéria.
Então, sabe o que acontece quando você lava os pratos com uma dessas esponjas?
Você passa para os pratos as bactérias porque a água e o mais poderoso do detergente são incapazes de matar essa superpopulação de bactérias.
Portanto, se você preza por sua saúde e da sua família, dê atenção especial à higiene da esponja de lavar pratos.
Como desinfetar as esponjas de lavar prato
E o que fazer para que esse problema não ocorra e ameace a sua saúde e a da sua família?
Assim que terminar de lavar os pratos, limpe e desinfete a sua esponja.
O melhor desinfetante para fazer isso é o cloro/água sanitária.
Faça uma mistura usando 1 parte desse desinfetante e 9 de água.
Mergulhe a esponja nessa solução e deixe-a nela por 3 minutos.
É importante que toda a esponja seja molhada pela solução e pelo tempo de 3 minutos.
Também é muito importante trocar a esponja a cada dez dias.
Higienizar ou comprar nova?
Para deixar a esponja livre dos micro-organismos, os pesquisadores ensinam que todos os dias é preciso repetir um procedimento: colocá-la no micro-ondas com um pouco de água em potência alta por 2 minutos.
O resultado, garante o estudo, é uma esponja mais higienizada do que uma outra nova em folha. Os testes realizados em laboratório mostram que ela fica mais limpa e com menos fungos e bactérias do que uma esponja nova.
Outra opção de limpeza testada no estudo é colocar a ferramenta em uma solução na proporção de duas colheres de água sanitária para 1 litro de água. A esponja deve ficar imersa por dez minutos.
Também é importante não deixar a esponja em potes de sabões em pasta ou úmidas, pois quanto mais úmida, mais contaminada ela fica.
No entanto, todos esses procedimentos devem ser feitos desde o primeiro até o 15º dia de uso, quando ela deve ser realmente substituída por outra.
Saiba como higienizar esponja de cozinha
Sabão nunca
Use somente detergente e nunca sabão (líquido ou em pedra). Este tipo de produto não apresenta características antibactericidas, podendo levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.
Esponja sempre seca
Secar faz parte da tarefa de higienizar esponja de cozinha. Depois de usada, a esponja deve ser enxaguada em água corrente ( até parar de espumar) e bem torcida. Ela deve ser guardada em um local seco, de maneira que a água restante possa escorrer. A dica é deixá-la secar sobre o escorredor de louças, nunca em cima do sabão e nem embaixo da pia.
Desinfecção
As esponjas devem ser desinfetadas uma vez por semana. O Dr. Bactéria explica três métodos acessíveis:
1)Lave a esponja, embrulhe-a em um papel toalha e leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos;
2) Lave e deixe-a submersa em água fervente por 3 minutos;
3) Faça uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água e deixe a esponja imersa por 10 minutos.
Apenas uma semana
Independente da marca ou da tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após esse período ela deve ser descartada. Nunca a reutilize, nem para a limpeza de um outro ambiente, como a área de serviço ou banheiro, por exemplo.
Novidades
O mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permite a proliferação de bactérias. O diferencial é que a esponja possui íons de prata em sua composição, o que garante 99,9% das bactérias presentes na esponja até o fim do uso.
E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Cientista afirma: esponja de lavar pratos é grande ameaça à saúde – saiba como desinfetá-la!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.