A glândula tireoide é uma das glândulas endócrinas que produzem hormônios capazes de controlar as atividades do nosso corpo – por isso é tão importante que ela esteja em equilíbrio.
Os hormônios tireoidianos agem na corrente sanguínea, estimulando o metabolismo e o equilíbrio dos órgãos, como a velocidade que queimas as calorias e o quão rápido o coração bate.
Localizada na região do pescoço e garganta, qualquer alteração nessa glândula pode causar problemas de saúde de vários tipos – e isso infelizmente está sendo cada vez mais comum.Quando a tireoide produz número excessivo ou incorreto de hormônios, isso desestabiliza as funções do nosso corpo, fazendo com que nossa saúde fique prejudicada.
É por isso que é extremamente importante você saber quais são os sintomas que podem alertar sobre problemas na tireoide:
1. Desconforto na garganta
Como dissemos, esta glândula está localizada na região do pescoço e garganta.
Por isso, se você sentir qualquer desconforto nesta área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável que você vá ao seu médico o mais rápido possível, para que ele possa imediatamente investigar e descartar problemas na glândula.
2. Dificuldade de concentração
Se você notar que está com dificuldade para se concentar, que a memória falha facilmente, procure um médico para saber se o problema está relacionado com a sua tireoide.
Em muitos casos, os pacientes com hipotireoidismo que recebem um tratamento adequado obtêm grandes e favoráveis alterações nas funções cognitivas, independentemente da idade.
3. Perda de cabelo e pele seca
Estes são outros sitomas comuns a quem está com problemas na tireoide.
Embora a perda de cabelo seja normal em algumas estações do ano, se você notar que esta condição se estende e é permanente, pode ser devido a algum distúrbio de tireoide.
Da mesma forma, se a textura da sua pele tornar-se mais seca, com um comichão ou vermelhidão perceptível na área, é muito provável que isso seja devido a problemas hormonais causadas pela tireoide.
4. Alterações no seu peso
O aumento ou a diminuição constante de peso é motivo de grande preocupação, principalmente quando não houver alteração no nosso estilo de vida, na nossa dieta e na intensidade das atividades físicas.
Se nada disso – estilo de vida, dieta e atividade física – for a causa do ganho ou perda de peso, é possível que seja um sintoma claro de hipotiroidismo.
É normal também a perda de apetite.
5. Cansaço constante
Se você se sentir exausto todo o dia, mesmo dormindo as horas necessárias, é provável que esteja relacionado com a sua tireoide.
Além disso, quando esta glândula não está funcionando bem, é normal sentir muita sede ao longo do dia.
6. Alterações de humor e pressão na barriga
Quando a produção de hormônios pela tireoide é excessiva, é muito comum sentir grandes mudanças em suas emoções, como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante.
Isso se deve a uma alteração dos níveis de serotonina no cérebro.
Além disso, quando existem problemas de tireoide, é normal que você se sinta mais agitado e angustiado, sentindo uma forte pressão sobre a área da barriga.
7. Palpitações e pressão arterial elevada
Palpitações no pescoço são normalmente um sinal claro de que a tireoide não está funcionando bem.
A pressão arterial elevada geralmente acompanha essas palpitações.
E os níveis do colesterol ruim também costumam aumentar.
Um suco para a tireoide que qualquer pessoa com inflamação ou desequilíbrio hormonal deve beber.
INGREDIENTES
- 1 litro de água filtrada
- 500 de água de coco
- 1 pedaço de 4-5 cm de gengibre fresco
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- 1 quarto de copo de suco de cranberry (opcional)
- 1 pitada de noz-moscada
- Meio copo de suco de laranja natural (feito na hora)
- O suco de 2 limões pequenos (feito na hora)
MODO DE PREPARO
- Aqueça a água e, quando começar a ferver, acrescente as especiarias (canela, gengibre e noz-moscada).
- Coloque no fogo baixo e deixe ferver por alguns minutos.
- Desligue o fogo e espere esfriar.
- Acrescente o suco de limão, o de laranja, a água, o óleo de coco, o suco de cranberry (opcional) e misture bem.
- Vá consumindo esta mistura durante o dia (pode conservar na geladeira).
- Tome em ciclos de 15 por 7, ou seja, 15 dias de consumo e 7 de descanso.
Contraindicação: para quem tem pressão alta.
Chás para Hipertireoidismo
Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.
No entanto, eles não excluem o tratamento indicado pelo médico. O hipertireoidismo muitas vezes é provocado pelos medicamentos utilizados no tratamento contra o hipotireoidismo e, por isso, quem sofre com esta doença deve ter um bom acompanhamento médico e realizar exames de sangue que avaliam os valores de TSH, T3 e T4 na corrente sanguínea, pelo menos 2 vezes ao ano.
Os melhores chás para controlar o hipertireoidismo são:
Chá de erva-cidreira
O chá de erva-cidreira é uma ótima opção para aliviar os sintomas do hipertireoidismo, pois possui propriedades calmantes, ajudando a promover o sono e combater o nervosismo.
Como fazer
Para fazer o chá basta adicionar a erva-cidreira à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e tomar pelo menos 3 vezes ao dia.
Chá de agripalma
A agripalma é uma planta medicinal que também pode ser utilizada para tratar alterações da tireoide e combater os sintomas de ansiedade.
Como fazer
O chá de agripalma deve ser feito juntando 2 g de folhas amassadas de agripalma em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 3 minutos. Em seguida, coar e tomar 1 ou 2 vezes ao dia.
Chá verde
O chá verde possui propriedades antioxidantes e é capaz de purificar o organismo, podendo ser utilizado para combater os sintomas do hipertireoidismo. No entanto, o chá verde deve ser consumido preferencialmente sem cafeína, pois pode ter reações com outros medicamentos.
Assim, outra forma de consumo do chá verde é através de cápsulas de chá verde e, neste caso, recomenda-se a ingestão diária de 300 a 500 mg de chá verde por dia.
Como fazer
O chá é feito com 1 colher (de chá) do chá verde sem cafeína em 1 xícara de água fervente. Depois, deve-se deixar repousar por 3 minutos e tomar 2 vezes ao dia
Chá de ulmária
A ulmária é uma planta medicinal que ajuda a controlar a quantidade de hormônios secretados pela tireoide, podendo ser usada para tratar o hipertiroidismo.
Como fazer
Para fazer o chá, deve-se colocar 1 colher de sopa de folhas secas de ulmária em 1 xícara de água fervente, repousar por 5 minutos e tomar morno 1 ou 2 vezes ao dia
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Cuidados ao consumir os chás
Os chás devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico para que não haja efeitos colaterais ou reações com outros medicamentos. Assim, o chá de agripalma não deve ser associado com sedativos e o chá verde deve ser isento de cafeína, caso contrário pode agravar o hipertireoidismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
PELE de Bebê para Remover MANCHAS e RUGAS da PELE
Depilação definitiva caseira: elimine os pelos sem usar lâmina ou cera
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer esta 7 formas de seu corpo lhe avisar que a tireoide não está funcionando bem .? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.