O banheiro é um ambiente úmido por causa do vapor do chuveiro e isso não tem como evitar. O que se pode fazer é tomar alguns cuidados para que o banheiro esteja sempre arejado, permitindo a secagem do vapor. É assim que você previne o surgimento de fungos que criam o bolor. Então, veja quais são os cuidados necessários para diminuir a umidade no banheiro.
Janelas e portas abertas
Durante todo o dia, e principalmente depois do banho, as portas e janelas do banheiro devem ser mantidas abertas. Aliás, a porta do box também, se possível. Assim você permite que o ar quente do vapor dissipe e dê espaço ao ar da rua, mais seco.
Instalar um exaustor
Se o seu banheiro não tem janela ou ela é muito pequena, a melhor solução para diminuir a umidade é contratar um profissional para instalar um exaustor. Esse aparelho tem a função de trocar o ar do ambiente pelo ar que está do lado de fora, reduzindo a umidade e também o mau cheiro que ela causa.
Tirar tapetes e toalhas molhados
Depois do banho, tire do banheiro as toalhas molhadas e estenda-as no varal. Quanto ao tapete que você tem na porta do box para sair do banho, vale a mesma regra: tire-o do banheiro e coloque-o para secar pendurado em algum lugar na área externa ou na lavanderia. Faça isso mesmo se for um tapete de plástico ou borracha.
Desumidificador de ar
O desumidificador é um aparelho pequeno que tem a função de remover o excesso de umidade do ambiente. Todo dia após o banho você pode ligar o desumidificador no banheiro por alguns minutos para reduzir a umidade, mas mesmo assim mantenha todas as dicas anteriores.
Soluções em caso de construção ou reforma
Se você está construindo ou reformando seu banheiro, antecipe-se para prevenir infiltrações, umidade e mofo. Você pode usar tela de impermeabilização entre as camadas de argamassa, também pode usar argamassa impermeabilizante, bem como tinta impermeabilizante e, claro, revestir com piso o banheiro todo, até na linha do teto ou pelo menos na área de banho.
Especialistas explicam como acabar com o mofo nas paredes
Especialistas mostram que é possível lidar com a proliferação dos fungos, manter o ambiente mais bonito e saudável.
A auxiliar de autorização Cristiane Queiroz Ayres Martins conta que se mudou para uma casa em Tatuí (SP) há um ano e meio. Há 3 meses refez toda pintura, mas as manchas pretas nas paredes voltaram a aparecer. Tentou de tudo para tirar a umidade, mas não adiantou. As paredes da casa dela que ficam muitos expostas a chuva precisavam ser impermeabilizadas para o problema ser resolvido de vez.
“Apenas pintar não resolve o problema do bolor porque ele é ocasionada através da umidade, através da chuva e a parede que apresenta essas manchas pretas na casa da Cristiane está virada para onde recebe a chuva, só pintar vai estar escondendo o bolor e não tem como resolver. O ideal é lixar todo o revestimento, no tijolo passar o impermeabilizante e aí então vir com a tinta”, orienta a arquiteta Karen Hergessel de Castro.
Segundo o otorrinolaringologista José Otávio Vasques Aires, além do incômodo por causa do cheiro forte, as paredes e móveis tomados por fungos podem prejudicar a saúde de quem não tem nenhum tipo de alergia.
“Mesmo a pessoa que pode não saber que ela é alérgica, isso pode desencadear uma alergia que até então estava dormente. Essa alergia vai dar rinite e as complicações, sinusite alérgica, sinusite fúngica, sinusite bacteriana, otite, laringite, bronquite, asma e sua complicação, pneumonia”, alerta o médico.
O médico indica a limpeza com água sanitária e depois a remoção dos fungos com uma bucha, mas o melhor jeito é impermeabilizar as paredes. “Se houver um quarto da casa sem o problema, o alérgico deve ficar lá. Se ele não tem como evitar isso, é preciso uma limpeza frequente, com água sanitária, e fazer a remoção mecânica do fungo morto. Quem vai fazer essa limpeza não pode ser o alérgico porque o produto usado pode causar danos.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Veja algumas dicas para amenizar o problema:
– Afastar os móveis da parede que apresenta o problema a uma distância de pelo menos 5 centímetros;
– Aplicar a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um por um, sob a mancha na parede e repetir quantas vezes for necessário;
– Vinagre e limão, por serem ácidos, também ajudam a eliminar os fungos. A proporção, nesse caso, é um de vinagre para dois de água;
– Para proteger as roupas da umidade, é possível comprar produto anti-mofo no supermercado, carvão ou giz e deixar dentro do armário.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo