Tanah Correa estava internado em Santos, litoral Sul de São Paulo
Athanazildo Corrêa Neto, mais conhecido como Tanah Corrêa, faleceu na madrugada desta terça-feira, aos 82 anos, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. O renomado ator e diretor teatral estava internado na Santa Casa de Santos desde o dia 10 de junho, e a notícia de seu falecimento foi confirmada pelo hospital ao iG Gente.
Tanah Corrêa deixou sua marca no mundo das artes cênicas, tanto no teatro amador quanto no profissional, na televisão e no cinema. Sua trajetória na televisão começou em 1979, quando atuou em novelas e séries da Globo, como “O Rei do Gado”, “Anjo Mau” e “Os Trapalhões”. Além de seu talento como ator, ele também trabalhou como diretor e ministrou cursos na área.
Nascido em Bauru, interior de São Paulo, Tanah viveu em Santos até seus últimos dias. Sua formação acadêmica inclui a Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Cênicas, realizada na Fundação Lusíadas, atualmente Unilus. Em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para a cultura santista, ele recebeu o título de cidadão santista pela Câmara Municipal em 2005.
Além de sua carreira artística, Tanah Corrêa também se envolveu com a política e ocupou cargos importantes no cenário cultural. Entre 1984 e 1985, ele foi assessor municipal de Cultura de Santos, e posteriormente ocupou o cargo de secretário municipal até 1988. Em 2004 e 2005, foi presidente da Comissão de Restauração Cênica e Inauguração do Teatro Coliseu. Sua atuação no campo cultural também incluiu sua participação como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CINC) do Ministério da Cultura, secretário geral da Confederação Nacional de Teatro Amador (Confenata) e diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Autores (SBAT).
Além de suas contribuições no cenário teatral, Tanah Corrêa também deixou seu legado como fundador de dois importantes espaços culturais em São Paulo: o Teatro Plínio Marcos e o Cine-Arte Lilian Lemertz. Seu envolvimento com a cultura brasileira foi reconhecido em 2011, quando foi homenageado pela escola de samba X-9 com o enredo “Xisnoviano, macuqueiro, arteiro, teatreiro, a X-9 Pioneira saúda Tanah Corrêa e a arte na cultura brasileira”. O desfile rendeu à escola de samba o título de campeã do Carnaval de Santos.
Além de seu legado artístico e político, Tanah Corrêa deixa para trás uma família que inclui sua esposa, Orleyd Faya, e seus filhos André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludmila, Geovana, Janaína, Natália, Fernanda, além do ator Alexandre Borges.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.