Em uma triste reviravolta, MC Marcinho, renomado funk brasileiro, faleceu no sábado, 26 de agosto, aos 45 anos. O cantor estava internado desde 10 de julho no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, após sofrendo uma parada cardíaca e sendo intubado. Complicações decorrentes de uma infecção generalizada levaram à sua retirada da lista de espera para transplante de coração.
Um comunicado divulgado pelo Hospital Copa D’Or deu a notícia do falecimento de MC Marcinho: “O Hospital Copa D’Or infelizmente confirma o falecimento do paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã de sábado (26 de agosto), às 9h10, devido à falência de múltiplos órgãos. O hospital apresenta suas condolências à família e amigos por esta perda irreparável.”
MC Marcinho havia buscado auxílio financeiro em março para se submeter a uma cirurgia cardíaca que substituiria seu marca-passo.
Ele revelou que o atraso na resposta de seu seguro médico o deixou incapacitado, incapaz de andar e também o forçou a interromper as apresentações. Notavelmente, artistas como Pocah, Dennis DJ, Valesca e Jojo Todynho se uniram em apoio à sua causa.
O funkeiro apareceu recentemente em programas da TV Globo para discutir o revival de seu hit dos anos 1990, “Garota Nota 100”, que integrou a trilha sonora do programa “Vai na Fé”. Marcinho apareceu no “Encontro com Patrícia Poeta” em fevereiro e gravou um segmento de vídeo para o “Mais Você” em julho.
A piora no seu estado de saúde ocorreu devido a um quadro de infecção generalizada, fazendo com que ele deixasse a fila de transplante de coração. Conforme as regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor deve ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.
O estado de saúde de MC Marcinho vinha piorando desde o começo da internação. No dia 10 de julho o funkeiro teve uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos. Dias depois, recebeu um coração artificial, chamado de “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”. Trata-se de um aparelho que bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano.
Ele chegou a entrar na fila para um transplante de coração, mas seu nome foi retirado devido a infecção generalizada. Pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.
Por conta da piora, a equipe de MC Marcinho intensificou também a campanha de doação de sangue para o artista. Nesta quarta-feira, o cantor Buchecha pediu numa rádio o apoio da população à causa. O vocalista do Sorriso Maroto Bruno Cardoso, ,Samara Felippo, Taty Zatto, MC Bob Rum e MC Koringa ajudaram na divulgação.
Marcinho, de 45 anos, sofre de sérios problemas cardíacos. Em março deste ano, ele revelou que estava muito debilitado e que precisava passar por uma cirurgia para trocar um marca-passo, que tinha desde 2021. Na época, a equipe do artista informou que o procedimento havia sido bem-sucedido.
O dono do hit “Glamurosa” foi hospitalizado para tratamento cardíaco e renal no dia 27 de junho, quando teve um revés no quadro. Desde então, ele segue internado. Depois de ter sofrido uma parada cardiorrespiratória no dia 11 de julho, MC Marcinho chegou a ser intubado e necessitou de suporte cardíaco por oxigenação por membrana extracorpórea.
Depois, ele fez uma cirurgia para implante de um coração artificial no dia 14 de julho. A função do coração artificial é auxiliar o coração do funkeiro a bombear sangue enquanto não acontece o transplante. O objetivo é que o cantor fique com o órgão paliativo, até que seja contemplado com um novo compatível. Enquanto isso, ele ficará internado no Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Divórcio
MC Marcinho e sua então mulher Kelly Garcia anunciaram o fim do casamento de 20 anos três dias antes da internação do cantor. Kelly confirmou o divórcio do MC no último domingo (20). Ela falou que está passando por momentos muito difíceis e que, apesar da separação, segue orando pela recuperação do funkeiro. Ela disse ainda que iria se afastar das redes sociais porque está doente.
“Estou passando por momentos muito difíceis, agora sou oficialmente ex-esposa (saiu o divórcio) do MC Marcinho. Mas o que sinto por ele é tão genuíno e lindo que o que posso fazer agora é orar sem cessar e cuidar da minha saúde. Estarei fora das redes sociais, porque isso aqui adoece uma pessoa e eu já estou doente. Fortaleçam nosso círculo de oração, sempre em mente que a última palavra é de Deus”, escreveu ela.
Enquanto isso, ela vive um momento complexo lidando com a separação e a internação do ex. Na última quinta-feira (17), ela desabafou sobre o que está passando:
“Estou clamando por ele todos os dias e horas que lembro. É oração sem cessar. Ele continua sendo meu marido, embora a gente esteja separado de corpos”, disse ela.
Fonte: O DIA