A inflamação e a gordura no abdômen estão relacionadas. De acordo com um informativo publicado recentemente na Clínica Mayo, é comum que, com os anos, chegue um momento em que o nosso metabolismo se torna mais lento. Isso se traduz no fato de que já não iremos queimar as calorias da mesma forma como fazíamos antes, além de termos que levar em conta as alterações hormonais que favorecem a inflamação.
Podemos evitar isso? Certamente. Quando percebermos que nosso metabolismo está mudando e que estamos desenvolvendo uma tendência a acumular uma incômoda gordura no abdômen, será o momento de alterar os hábitos e incluir alguns alimentos essenciais na nossa dieta. Você se anima a colocar este plano em prática?
A inflamação e a gordura no abdômen. É possível combatê-las?
LEIA TAMBÉM
11 Dicas para desinchar o abdômen
Desintoxique o corpo, reduza o inchaço e regule o pH com esta receita com apenas 2 ingredientes
Médicos e nutricionistas estão sempre de acordo em relação a alguns aspectos que devemos ter em mente:
- Nosso corpo e nosso metabolismo vão mudando com o tempo. É comum, por exemplo, que um alimento que antes nos caía bem, agora comece a nos dar problemas. Isso nos demonstra que é muito importante estarmos atentos ao que nos cai bem e ao que não. Observe quais alimentos tendem a causar inchaço e inflamação, e a provocar, por exemplo, a retenção de líquidos. Isso é fundamental, pois nenhum corpo é igual ao outro, e as mesmas técnicas nem sempre servirão para todas as pessoas.
- Há alimentos que favorecem a inflamação e o acúmulo de gordura no abdômen, portanto devemos restringir o seu consumo desde agora: o sal, o açúcar e a lactose. Não é necessário comentarmos o quanto é importante controlar a quantidade de gorduras que ingerimos diariamente, e que devemos optar sempre por alimentos frescos ao invés de comidas congeladas e industrializadas.
- Também devemos ser conscientes de que as alterações hormonais tendem a nos inflamar e favorecer a retenção de líquidos. Por isso é imprescindível cuidar do corpo e evitar hábitos como o tabagismo, a vida sedentária e situações que provocam a ansiedade e o estresse. Lidar bem com as suas emoções, praticar algum esporte e melhorar seus hábitos alimentares são atitudes chave para obter uma maior qualidade de vida e se sentir melhor fisicamente. Não é tão difícil e vale a pena!
Alimentos para combater a inflamação e a gordura no abdômen
1. Os temperos mais eficazes
São maravilhosos. Os temperos são um recurso simples e econômico para incluir em nossos pratos para evitar a inflamação e lutar contra a gordura que se acumula em nosso abdômen. Além de serem usados em nossos ensopados, pratos de arroz ou saladas, também são muito efetivos se os incluirmos em vários chás. Anote quais são os melhores temperos:
- O açafrão
- A canela
- A pimenta caiena
- O gengibre
Uma ideia muito prática é começar as manhãs com um chá medicinal à base de chá verde, pimenta caiena e gengibre. Ele vai nos ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras, além de ser uma bebida antioxidante rica em vitaminas. Se acrescentar um pouco de mel, ela será ainda mais agradável de tomar.
2. As melhores frutas
Há uma série de frutas que podem nos ajudar de forma muito eficaz a tratar a inflamação, depurar o organismo e evitar armazenar estes quilos a mais no abdômen. Como você já sabe, as frutas sempre nos dão diversas possibilidades.Podemos consumi-las em sua forma natural, fazendo um suco delicioso ou até acrescentando-as em nossas saladas. São as seguintes:
- O mamão papaia
- A maçã verde
- O abacaxi
- Os morangos
- O limão
Você já experimentou alguma vez uma salada à base de espinafre, abacaxi e nozes? É uma ótima opção para um almoço. Também não se esqueça de que, para o lanche da tarde, é ideal fazermos uma vitamina à base de morangos e suco de limão. É perfeita para desintoxicar, regular a glicose no sangue e queimar gordura. Experimente!
3. Os vegetais que mais podem ajudar
Várias verduras e legumes podem nos ajudar a combater a inflamação. Os nutricionistas sempre nos recomendam consumi-las cruas, já que, desta forma, obteremos um tipo de enzima que melhora a nossa digestão e ajuda a ativar o metabolismo. Obviamente não podemos comer todas elas cruas, por isso outra opção é cozinhá-las no vapor. Indicamos aqui quais são:
- O brócolis
- A cenoura
- A berinjela
- A alcachofra
- O espinafre
- A cebola
- Os aspargos
- O alho poró
- A beterraba
- A abóbora
4. A importância das gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis são imprescindíveis para o nosso organismo e a nossa saúde. Elas cuidam de nosso coração, reduzem o colesterol ruim e combatem a inflamação. Por isso, nunca tenha medo de incluir com equilíbrio os seguintes alimentos na sua dieta:
- O abacate
- As sementes de linhaça
- O salmão
- O azeite de oliva
- As nozes e amêndoas
5. A melhor infusão para conseguir um abdômen reto
Sabe qual é a melhor infusão que podemos consumir todos os dias para evitar a inflamação e a gordura no abdômen? O xarope de sálvia com um pouco de suco de limão. É fácil encontrar a sálvia, e para se beneficiar desta infusão você só terá que adicionar 20 gramas desta planta medicinal a um copo de água fervendo. Na hora de beber, deixe cair algumas gotas de suco de limão e adicione uma colher de mel. É deliciosa!
Você deve bebê-la uma hora antes do almoço. Você se anima a experimentar?