O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido à passagem de um ciclone extratropical pela região Sul do Brasil, resultando em 21 vítimas fatais até o momento.
O governador do estado, Eduardo Leite, do PSDB, confirmou uma das mortes ocorridas na cidade de Lajeado, que ocorreu durante uma operação de resgate. Uma idosa estava presa sobre as águas do Rio Taquari, no Vale do Taquari, quando a Polícia Militar enviou um helicóptero para salvá-la.
Durante a operação de resgate, um policial militar desceu por uma corda para auxiliar a idosa a subir na aeronave e escapar da inundação. Tragicamente, a corda não suportou o peso do policial e da idosa, levando à queda de ambos nas águas. O policial sobreviveu, mas a idosa não resistiu e perdeu a vida.
O governador informou que o policial militar foi internado com graves ferimentos, mas sua condição é estável, sem risco de morte. Desde a passagem do ciclone, várias operações de resgate têm sido realizadas em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo o resgate de uma mãe e seu bebê em Roca Sales, onde estavam presos no telhado de uma casa
Ciclone no Sul: ovelha fica presa em fios elétricos após enchente em Muçum (RS); veja
Município do Vale do Taquari já registrou 15 mortes em razão das chuvas causadas pelo ciclone
extratropicalOvelha ficou pendurada em fiação após enchentes em Muçum (RS)Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul
Uma ovelha ficou pendurada na fiação elétrica na cidade de Muçum, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, após as enchentes provocadas pelas fortes chuvas que causaram o maior desastre natural do estado em 40 anos. O fato ocorreu nesta quarta-feira (6). Veja vídeo abaixo.
O alto volume de precipitação foi causado pela passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país. As chuvas provocaram alagamentos, queda de árvores, destelhamento de casas e quebra de pontes na região.
Até o momento, foram registradas 31 mortes no Rio Grande do Sul –15 apenas na cidade de Muçum– e uma em Santa Catarina.
Tocador de vídeo
Segunda maior enchente da história do Rio Taquari
Essa é a segunda maior enchente da história do Rio Taquari, que alcançou 29,62 metros. A maior cheia já registrada aconteceu em 1941, quando o rio chegou a 29,92 metros.
Segundo o último boletim da Defesa Civil Municipal de Lajeado, o nível da água começou a baixar na terça-feira (5), por volta das 16h, mas ainda segue no estado de inundação.
A última medição, feita às 5h, apontou 26,58 metros. A Defesa Civil Estadual do RS manteve o alerta para inundação do rio Taquari ativo até as 13h desta quarta.