- Benefícios do limão
- 7 Alimentos para derreter gordura abdominal
- Graviola, Receita natural contra câncer
Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano
Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize uma garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480 ml) de vinagre branco ou de maçã e cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos.
Para que serve o orégano
O orégano serve para tratar problemas respiratórios, como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta, problemas intestinais, como a diarreia e a flatulência, infecções urinárias, como a candidíase, doenças de pele, como a dermatite eritematosa, a ftiríase que é uma doença de pele causada por piolhos e sarna e o alívio de dores reumáticas, menstruais ou de cabeça.
O orégano, na alimentação diária, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares devido às suas propriedades que atuam como antioxidantes naturais e à prevenção da hipertensão, pois o orégano ressalta o sabor dos alimentos, reduzindo o sal nas refeições.
Propriedades do orégano
As propriedades do orégano incluem sua ação analgésica, antitússica, anti celulítica, antiespasmódica, cicatrizante, carminativa que atua na redução de gases, expectorante, anticaspa, laxante, diurética e antivirótica.
Modo de uso do orégano
As partes utilizadas do orégano são as partes mais altas das flores.
- Infusão de orégano: colocar 1 colher (de sopa) de orégano em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras por dia.
Efeitos colaterais do orégano
Os efeitos colaterais do orégano incluem a irritação da pele quando colocado puro e diretamente sobre esta.
Contraindicações do orégano
O orégano está contraindicado durante a gestação, pois provoca contrações na grávida.