O problema está em uma má circulação das pernas, uma doença que sugere ter origem em um componente genético e que, por sua vez, acaba sendo influenciado por uma vida sedentária e uma má alimentação. Quando as veias das pernas perdem sua elasticidade, as válvulas não fecham bem e isso faz com que o sangue acabe se acumulando, originando assim as varizes e uma dolorosa sensação.
Podemos melhorar a circulação sanguínea nas pernas e aliviar esses problemas? Certamente. Se começarmos a fazer um pouco de exercícios diários e introduzirmos os seguintes alimentos em nossa dieta podemos obter uma melhor qualidade de vida. Tente!
LEIA TAMBÉM
Receita com babosa para curar varizes e reativar circulação do sangue
Álcool de alecrim melhora a circulação e combate varizes, celulite e dores
3 Sucos que melhoram a circulação nas pernas
1. Alimentos ricos em vitamina C
Um erro que geralmente temos é não consumir vitamina C, ou mais ainda, nos limitamos a comprar sucos industrializados no supermercado pensando que assim vamos suprir nosso déficit desse tipo de nutriente. O mais adequado será sempre comprar a fruta em natura e, se possível, de cultivo orgânico para termos a segurança de que vamos obter todas as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos de maneira adequada, favorecendo assim a circulação nas pernas.
As laranjas, assim como os limões e as papaias, são muito ricas em vitamina C e é esse elemento o que vai nos ajudar a:
- Fortalecer nossas veias e capilares.
- Evitar o acúmulo de gordura no sangue.
- Favorecer a circulação sanguínea e reduzir a hipertensão, assim como o colesterol.
- Depurar nosso organismo das toxinas, evitando assim a retenção de líquidos.
- Fortalecer o sistema imunológico.
2. O gengibre
- É um analgésico natural, reduz a dor e a inflamação.
- P gengibre é um alimento excelente para estimular a circulação.
- Você deve tomá-lo em sua forma fresca para poder se beneficiar de todas as propriedades, Desta maneira, você absorverá melhor os nutrientes, o que favorecerá sua saúde e das suas veias e artérias, tornando-as mais elásticas.
3. Sementes de abóbora
Nunca jogue fora as sementes de abóbora. Muitas vezes não temos consciência dos grandes benefícios deste pequeno elemento para nossa saúde, como também não sabemos as maravilhas da semente de melancia, que vamos falar mais a frente.
As sementes de abóbora são fontes naturais de vitamina E, um componente ideal para proteger os tecidos do corpo e que ajuda a melhorar a elasticidade das veias e artérias. Além disso, favorecem a circulação das pernas e nos ajudam a prevenir coágulos. Desta maneira, não duvide e consuma-as sempre que possível.
4. Um dente de alho em jejum com um com um copo de água
5. A melancia
A melancia é refrescante, diurética e muito rica em licopeno um antioxidante que também é encontrado nos tomates e nos ajudam a “impulsionar” a circulação sanguínea nas extremidades, ou seja, nas mãos e nas pernas. Graças a suas propriedades que ajudam a evitar a inflamação e a reten6. A cúrcumação de líquidos, consumir melancia regularmente nos ajudará a evitar que apareçam os coágulos e que as varizes reduzam um pouco.
A cúrcuma é uma especiaria medicinal tão habitual na culinária oriental e que, pouco a pouco, esta ganhando forças nos países ocidentais. É muito adequada para ser introduzida em nossas ensopados para dar uma cor e, inclusive, pode ser usada como um grande substituto do sal graças ao seu sabor. Seja como for, são vários os estudos que consideram a cúrcuma como um alimento importante para ajudar em nossa saúde, tudo isso porque:
- Contem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidante.
- A cúrcuma ajuda a melhorar a fluidez do sangue.
- É muito adequada para reduzir a dor, o cansaço e a pressão que sentimos nas pernas devido à má circulação.
Lembre-se sempre que para melhorar a circulação nas pernas devemos eliminar o sal de nossa dieta, beber muitos líquidos e fazer um pouco de atividade física todos os dias. Pequenas mas importantes mudanças cotidianas ajudarão a termos uma melhor qualidade de vida. Começamos hoje mesmo, que tal?