A otosclerose, doença que Adriane Galisteu revelou ter causado parte de sua perda auditiva durante o podcast PodCringe, é caracterizada pelo enrijecimento do tecido ósseo no ouvido. Esta condição pode resultar não apenas em perda auditiva gradual, mas também em tontura e zumbido no ouvido.
O que é Otosclerose?
A otosclerose é uma doença óssea que ocorre no ouvido médio, afetando os ossículos, especialmente o estribo, um dos pequenos ossos que transmite som para o ouvido interno. Quando esses ossos sofrem alterações ou endurecem, a vibração sonora não é transmitida de forma eficiente, causando perda auditiva progressiva. Essa condição é mais comum em adultos jovens e tem um componente hereditário.
“Essa é uma condição terrível, cuja origem e progresso são desconhecidos, tanto para os pacientes quanto para os médicos”, afirmou a apresentadora, que está à frente da nova temporada do reality show A Fazenda.
A apresentadora ainda não conseguiu melhorar sua condição, pois, segundo ela, não há tratamento disponível. No entanto, o otorrinolaringologista explica que existem alternativas: é possível utilizar medicamentos (que diminuem a densidade mineral óssea), aparelhos auditivos e até mesmo realizar cirurgia.
Sintomas da Otosclerose
Os principais sintomas da otosclerose incluem: