Você vai certamente ficar “chocado” com a realidade, com estas coisas que todos (ou quase) fazemos no banheiro, mas que nunca devíamos fazer, e quando ver quais são, e pensar bem, com certeza vai ver como é verdade! Como costuma ser o banheiro da sua casa? Suja durante a semana e limpa no fim-de-semana?
Muito desarrumada? Os banheiros são lugares sagrados e que todas as pessoas usam todos os dias. E além das necessidades fisiológicas que as pessoas costumam fazer todos os dias, existem algumas coisas impróprias que muita gente faz nessa pequena divisão da casa, que podem comprometer a sua saúde. Fizemos uma lista com coisas que todas as pessoas do mundo fazem no banheiro, mas que jamais as deveriam fazer.
Vê a lista: Fazer as necessidades e não lavar as mãos Sim, muita gente sai do banheiro depois de fazer o que tem a fazer, e não lava as mãos. A consequência disso pode levar a danos sérios na sua saúde.
Quando comete algo desse tipo, pode estar transmitindo várias bactérias e germes para os mais diversos lugares e pessoas. Pegar na maçaneta da porta do banheiro com as mãos Isso é resultado da ação de não lavar as mãos quando se sai do banheiro, e não importa se usou apenas para um simples xixi. A maçaneta é um objeto público onde todas as pessoas tocam, principalmente em banheiros públicas.
O mais indicado seria uma maçaneta na parte debaixo, pois assim evitaria o contacto das mãos de todo mundo, já que o pé é uma parte do corpo que não transmite tantas bactérias como as mãos.
LEIA TAMBÉM
Melhor forma de perfumar seu Banheiro,funciona mesmo adorei
Deve tirar os sapatos ao entra em casa?
O que acontece com o nosso corpo quando a gente para de tomar refrigerante?
Deixar as janelas do banheiro fechadas A janela do banheiro deve estar sempre aberta. Deixá-la fechada vai aumentar a umidade das paredes por causa do vapor retido dos chuveiros e isso pode causar o famoso bolor. A recomendação é que deixe sempre o ambiente bem ventilado, com as janelas abertas sempre que der e misturar uma solução de água com 50% de lixívia para eliminar a presença dos bolores desagradáveis.
Roupa íntima no banheiro Quem mora sozinho/a, por exemplo, costuma ter o hábito de lavar as cuecas ali mesmo durante o banho já para economizar na lavagem de roupa e aproveitar a água do banho. Só que um erro que muita gente não pára para pensar é que é um risco para a saúde deixar as peças íntimas secando naquele ambiente. O banheiro é a divisão onde mais existem bactérias e fungos.
O mais indicado é colocar as roupas íntimas secando nos locais próprios ou lugares ventilados e com muita luz solar. Tomar muitos banhos quentes O banho quente pode prejudicar a pele.
O corpo humano possui uma camada protetora da pele que recebe o nome de córnea e pode ficar exposta a bactérias que estão presentes na casa de banho e deixa o corpo mais suscetível a doenças. O banho quente amolece a camada da pele e pode danificar os fios capilares. Deixar a escova de dentes na pia Se deixa a escova de dentes exposta e ao lado da pia do banheiro, é bom começar a parar de fazer isso. Deixar a escova de dentes exposta no banheiro pode fazer com que germes se fixem nela.
O mais indicado é colocar aquela capa protetora se quiser deixá-la no banheiro. Puxar a descarga com a tampa da privada aberta Puxar a descarga com a tampa da privada aberta pode causar um risco grave para a saúde. Quando utiliza a privada para aquelas 2 atividades que todos nós sabemos, germes e bactérias ficam expostos pelo período de 2 horas.
Com a tampa aberta, esse risco chega a triplicar e isso pode atingir a toalha de rosto pendurada, a escova na pia e o tapete que colocam no chão. Compartilhar o sabonete com todos os membros da casa Em casas onde moram muitas pessoas, o sabonete costuma ser dividido por todos na hora do banho. Em geral, eles são feitos para limpar a pele e não matar as bactérias e os germes soltos por aí. A recomendação é que use sabonetes líquidos ou mesmo um sabonete por pessoa.
Usar a toalha de rosto por muito tempo Parece até ironia, mas os médicos recomendam que não limpe o rosto com a toalha de rosto. E o motivo é que os germes das nossas mãos e que ficam no ar da casa de banho acabam por ir parar nela. O indicado é usar as famosas toalhas de papel (aquelas que encontra nos banheiro dos shoppings), pois são descartáveis e não acumulam germes. Se usa a toalha de rosto, a dica dos dermatologistas é trocá-la todos os dias para evitar a contaminação diária.
Deixar acumular roupas sujas no banheiro A umidade causada pelo vapor do chuveiro, acaba por se alojar nas roupas sujas e torna o cesto um lugar perfeito para o acúmulo de bactérias e fungos. Se ele for de um formato que deixa as roupas num lugar escuro e bem quente, por exemplo, a proliferação chega a triplicar.
Se tem esse hábito e não se consegue desfazer dele, a dica é manter o cesto sempre fechado, pois assim pode evitar o acúmulo de bactérias. Procure lavar o mais rápido possível as roupas sujas, principalmente as peças íntimas. Compartilhe nas redes sociais! Os seus amigos e familiares precisam saber disso!