Para melhorarmos esta condição é muito importante consumirmos estas bebidas várias vezes ao dia. Desse modo, conseguiremos depurar o organismo e eliminar os cristais de ácido úrico.
O ácido úrico é um composto químico produzido pelo organismo durante o processo de decomposição de purinas provenientes de determinados alimentos e bebidas.
A maior parte dessa substância se dissolve e viaja através do fluxo sanguíneo até aos rins, cuja função é eliminá-la pela urina.
O problema é que, hoje em dia, nossa dieta é pobre em nutrientes e rica nessa substância, o que provoca a acumulação da mesma no organismo.
Como consequência, os rins têm alguma dificuldade para eliminar o ácido úrico, e a médio ou longo prazo podem se desenvolver vários problemas graves.Aprenda como eliminar e dissolver os cristais de ácido úrico nesse artigo!
LEIA TAMBÉM
Como recuperar seus rins e se livrar de pedras e ácido úrico usando bicarbonato de sódio
Elimine o ácido úrico das articulações com esta receita
O que são os cristais de ácido úrico?
Os cristais de ácido úrico aparecem quando o corpo tem dificuldade em eliminar essa substância ou quando a está produzindo em grandes quantidades.
Quando os cristais de ácido úrico ficam retidos, aparece uma disfunção conhecida como gota, o que provoca uma dor intensa e inflamação nas articulações.
Não estimulando rapidamente a eliminação do ácido, essa condição se pode agravar, diminuindo a qualidade de vida fazendo com que o corpo enfraqueça devido à dor articular.
Na maioria dos casos, as partes do corpo mais afetadas são:
- Os dedos dos pés.
- Os tornozelos.
- Os pés, de um modo geral.
- As mãos.
Pela gravidade e risco provocados por esta retenção, é muito importante consultar o médico para receber um tratamento adequado.
Mas, além disso, você também pode considerar alguns conselhos e remédios naturais que ajudam a acelerar sua recuperação.
Infusão de cebolinha
As cebolinhas são uma variedade de cebola menos popular, mas com tantos benefícios como as mais comuns.
Uma de suas principais virtudes é a capacidade que a cebolinha tem para estimular a eliminação de ácido úrico e aliviar a dor.
Ingredientes
- 1 punhado de cebolinhas
- 1 xícara de água (250 ml)
Como preparar?
- Corte o caule das cebolinhas e pique os bulbos em pequenos pedaços.
- Aqueça a água e, quando começar a ferver, adicione as cebolinhas picadas e deixe em fogo médio por 3 minutos.
- Depois desse tempo, retire do fogo, deixe repousar por 5 minutos e tome o líquido.
- Para melhores resultados, o ideal é tomar três xícaras por dia.
Infusão de dente-de-leão
O dente-de-leão é uma planta cujas propriedades depurativas ajudam a eliminar os líquidos retidos no organismo e, também, substâncias como o ácido úrico.
Ao estimular os glóbulos vermelhos e a circulação sanguínea, promove a limpeza do sangue, livrando-se do excesso dessa substância.
Ingredientes
- 1 colher de chá de raiz de dente-de-leão (3 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Como preparar?
- Coloque a quantidade de água indicada para aquecer e, quando começar a ferver, adicione uma colher de chá de raiz de dente-de-leão e deixe que se realize a decocção durante três minutos.
- Passado o tempo aconselhado, retire do fogo, deixe em repouso, coe e beba.
Suco especial de pepino
Os pepinos têm um teor muito baixo de purinas e uma concentração elevada de água, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico.
Estima-se que cada 100 gramas desta hortaliça fornecem apenas 7,3 miligramas de purinas, sendo essa uma quantidade realmente mínima em comparação com outros alimentos que fornecem mais de 200 miligramas de purinas por cada 100 gramas.
Além disso, o pepino é composto por 90% de água, cujas propriedades ajudam a evitar o desenvolvimento da gota.
Este suco natural de pepino combina esses importantes benefícios com as propriedades de outros ingredientes como o gengibre e o aipo, se tornando em um grande aliado contra esses perigosos cristais.
Ingredientes
- 1 pepino médio
- 2 talos de aipo
- 1 rodela de limão
- 1 pedaço de gengibre
- ½ copo de água (100 ml)
Como preparar?
- Lave e desinfete todos os ingredientes.
- Corte o pepino e o aipo em pedaços e coloque tudo no liquidificador com a quantidade de água indicada.
- Adicione também o pedaço de gengibre e o limão, e processe tudo até que fique bem homogêneo.
Como consumir?
Para acelerar os resultados, aconselha-se tomar o suco de pepino, no mínimo, duas vezes por dia, até notar melhorias.
Como o objetivo é evitar a gota, o consumo destas bebidas deve ser acompanhado de uma alimentação saudável com uma redução na quantidade de purinas.