Ela já é considerada a especiaria da longevidade. Agora, pesquisa do Hunter College revela que pitadas de cúrcuma, ou açafrão-da-terra, têm mais poderes que antes se imaginava. A raiz tem poder em controlar o medo e traumas psicológicos.
Na sua forma em pó, a cúrcuma é uma especiaria utilizada em saladas, pratos de carnes diversas, peixes e frutos do mar.
Adotada para tratar de indisposição estomacal e artrite, seu uso medicinal é tão presente na Índia como seu uso culinário. O seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana.
Seja por estes poderes ou pelo seu sabor, a raiz está presente na fórmula do curry.
Agora, cientistas ingleses afirmam que este pó amarelo tem potencial para tratar o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).
Este é um distúrbio da ansiedade, provocado em vítimas ou testemunhas de atos violentos. O TEPT é caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, como taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Em silêncio, seus portadores sofrem com pensamentos recorrentes e pesadelos que remetem à lembrança do trauma. Por isso, podem afastar-se de contatos e atividades que possam reavivar memórias sofridas.
Agora, uma pesquisa liderada pelo professor Glenn Schafe afirma que a curcumina teve eficácia em impedir a formação de memórias no cérebro após experiências traumáticas.
Leia mais:
Segundo o cientista, a experiência com cobaias revelou que uma dieta enriquecida com curcumina dificulta a fixação de memórias desagradáveis, também favorecendo seu esquecimento.
Até que seu uso terapêutico seja efetivado, mais pesquisas precisam ser feitas, incluindo a crucial fase de testes com voluntários.
Enquanto isso, garanta cúrcuma nos seus pratos para uma felicidade sem traumas provocada por seu paladar.