A Importância dos dentes de leite
Tratamos os dentes decíduos, que chamamos de dentes de leite, para que a criança seja um adolescente e depois um adulto com a boca saudável, sem cáries, sem doenças gengivais e com uma boa mastigação, deglutição, fonação e estética. Os dentes de leite são importantes, pois preparam o caminho para a erupção dos dentes permanentes, servindo de guia para esses nascerem de forma correta. A perda prematura dos dentes decíduos, ou de leite, é considerada hoje em dia como um dos fatores de origem e desenvolvimento de uma articulação anormal dos dentes permanentes ou definitivos. Os dentes de leite começam a erupcionar por volta dos 4 a 6 meses, somam um total de 20 dentes e espera-se que aos 2 ou 2 anos e meio de idade todos os dentes de leite estejam em ação.
Leia também: Por que dormir sem escovar os dentes faz tão mal para a sua saúde bucal?
Saiba quais são as principais funções dos dentes de leite
1. Mastigar os alimentos, etapa importante para facilitar a digestão.
2. Auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.
3. Ajudar na pronúncia correta das palavras.
4. Contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá influenciar sua auto-estima.
Leia também : Dor de dente: como aliviar o problema
5. Guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada.
Os cuidados com a dentição devem ser iniciados a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 4 e os 8 meses de idade.
Aos três anos de idade, a criança já tem todos os dentes de leite. Para cada dente de leite, há normalmente um dente permanente localizado próximo as suas raízes. Eles substituirão gradativamente os dentes temporários, iniciando-se pelos incisivos inferiores (os dois do centro).
Fonte: Associação Brasileira de Odontopediatria