No Brasil, temos o péssimo hábito de fazer a automedicação. Como temos livre acesso a um grande número de remédios que não precisam de receita médica, tomamos um “remedinho” para cada dor que nos aparece sem antes consultar um médico.
O Paracetamol (o princípio ativo do Tylenol e outros muitos remédios analgésicos e antipiréticos) é o que tomamos com maior frequência, e muitas pessoas pensam que ele é inofensivo. Existem diversos efeitos colaterais secundários dessa substância, e um novo e perigoso efeito foi descoberto recentemente, veja abaixo.
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC
Os efeitos colaterais do Paracetamol
Dor de cabeça? Febre? Dor no corpo? O primeiro medicamento que nos vem à cabeça é o Paracetamol. Barato e muitas vezes eficaz, ele está sempre presente na bolsinha de remédios em quase todas as casas. Mas tomar Paracetamol pode ser arriscado.
Estudo Canadense aponta novo efeito colateral
O resultado foi surpreendente e determinante para o estudo: o grupo que tomou o Paracetamol apertou muitas vezes o botão quando não deveria ter apertado e também deixou passar muitas letras F sem apertar o botão. A metade que tomou o placebo teve índices de acerto muito maiores.
Apesar do estudo canadense mencionado acima ser o primeiro a apontar disfunções cognitivas decorrentes do consumo da substância, outros estudos já alertaram quanto a outros efeitos colaterais perigosos, como:
Um estudo realizado na Dinamarca com 64 mil mulheres mostrou que as mães que fizeram uso do paracetamol durante a gravidez podem ter contribuído para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros problemas comportamentais nos bebês.
Problemas cardíacos, renais e de hemorragia
O National Institute for Health and Care Excellence (Nice), da Inglaterra, apontou a possibilidade de graves efeitos colaterais associados a pacientes que ingeriam altas doses de paracetamol. Foi constatado o aumento do risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, derrames, hemorragia gastrointestinal e problemas renais.
Câncer