Através de um comunicado emitido pela TV Globo, com a confirmação do falecimento da artista, a emissora informou que Aracy faleceu diante de complicações da doença que enfrentava.
“Morreu hoje, aos 83 anos, Aracy Balabanian, uma das atrizes mais marcantes da história da Televisão Brasileira. Aracy estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro e não resistiu às complicações por conta de um câncer”, informou.
E acrescentou: “Em homenagem à atriz, a TV Globo exibe hoje, na Sessão da Tarde, “Sai de Baixo – o filme”. As homenagens também acontecerão durante o Criança Esperança e o Conversa com Bial reexibe entrevista feita com a atriz”, finalizou.
Miguel Falabella e outros famosos lamentaram a morte da atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, no Rio de Janeiro.
Ela estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul da capital fluminense. O hospital confirmou a morte à CNN, mas não divulgou a causa.
Com mais de meio século de carreira, a artista ficou marcada por seus papéis em novelas e outras produções da TV Globo, como as personagens Cassandra, em “Sai de Baixo”, e Dona Armênia, em “Rainha da Sucata”.
Em seu perfil oficial no Instagram, Falabella agradeceu Aracy pela amizade e parceria dentro e fora dos palcos.
“Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu”, escreveu.
Os dois brilharam na série de comédia “Sai de Baixo”, da TV Globo, que foi exibida entre 1996 e 2002. Aracy dava vida a Cassandra, que era sogra de Caco Antibes — personagem de Falabella, que também era responsável pelo roteiro da produção.
Outros famosos prestaram suas homenagens à atriz nos comentários do post, como Carolina Dieckmann, Juliana Paiva, Ingrid Guimarães, Negra Li, Adriane Galisteu e Reynaldo Gianecchini.
Claudia Raia postou em seu Instagram uma foto e um vídeo com a atriz, que a visitou para conhecer seu filho Luca.
Gianecchini também usou os stories do seu perfil no Instagram para Aracy, com quem contracenou nas novelas “Da Cor do Pecado” e “Passione”.
“Bravo Balabambam, toda luz”, escreveu o ator.
O ator Lázaro Ramos lembrou de seu convívio com Aracy e das risadas da atriz. Ele também postou sua homenagem no Twitter.
O presidente Lula também usou as redes sociais para lamentar a morte da atriz e exaltar sua dedicação à arte.
Políticos como a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), também se manifestaram. A paulista chamou Aracy de “ícone da dramaturgia” e enalteceu sua luta pelo reconhecimento do Genocídio Armênio. Antes de a atriz nascer, seus familiares vieram para o Brasil fugindo do massacre promovido pelos turcos otomanos na Armênia.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) disse que Aracy “deixa um enorme legado para a arte brasileira”.
Marcelo Freixo (PSB) — presidente da Embratur — chamou Aracy de “uma das rainhas da dramaturgia brasileira”.
A cantora Gaby Amarantos também prestou homenagem à atriz pelo Twitter.
Aracy Balabanian e Miguel Falabella — Foto: Reprodução
Amigo de Aracy, Miguel Falabella fez uma homenagem emocionante para a atriz no Instagram. “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu”, escreveu o ator, que contracenou por anos com Aracy no “Sai de Baixo”.
“Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”, escreveu o artista.
Isabel Teixeira, que irá fazer a mesma personagem interpretada por Aracy no remake de Elas por Elas, fez uma declaração para a atriz. “Aracy, aquele nosso encontro, quase marcado, vai ficar pra mais tarde. Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei como uma navegadora atenta à rosa dos ventos desenhada por você. Todo meu amor à essa atriz maravilhosa, que deixa sua marca em várias gerações, e meus sentimentos à família de @abalabanian”, escreveu.
Isabel Teixeira posta homenagem a Aracy Balabanian — Foto: Reprodução
A atriz Alice Wegmann relembrou um encontro com Aracy e fez sua homenagem à atriz. “Ainda bem que eu pude dizer eu te amo. Aracy tinha uma forma encantadora de ver a vida! Nos conhecemos em Ligações Perigosas da @manueladiasautora e um dia passamos 10 horas seguidas sentadas na mesa do almoço de tanto que nos gostamos… ela sempre com jovens em volta, não porque queria absorver nossa juventude, mas por querer partilhar a juventude dela conosco. Falávamos muito do nosso ofício, ela tinha um brilho no olho que eu nunca, nunca mesmo vou me esquecer. Porque é o mesmo brilho no olho que eu tenho e que quero ter quando chegar aos 83 anos. A generosidade, a luz, o cuidado”, escreveu.
Sergio Malheiros, que viveu o neto de Aracy em Da Cor do Pecado, publicou uma emocionante homenagem em suas redes sociais:
“Não sei dizer em palavras a tristeza que senti ao ler essa notícia. Foi difícil acreditar. Me lembro que liguei pra ela há poucas semanas, perguntei como ela tava, e a resposta foi: ‘Tô ótima. Não liga pra essas fofocas, não. É tudo mentira…’ ❤️Aracy vai ser pra sempre uma referência pra mim. Minha avó na arte e na vida.”
Quais novelas Aracy Balabanian fez?
Nas duas últimas décadas, após o fim de “Sai de baixo”, a atriz integrou o elenco de novelas na TV Globo, entre elas “Da cor do pecado” (2004), “A lua me disse” (2005), “Eterna magia” (2007), “Passione” (2010), “Cheias de charme” (2012), “Saramandaia” (2013), “Geração Brasil” (2014) e “Sol nascente” (2016). Ela demonstrava que interromper a carreira não era uma opção.
“Sou preocupada com a idade, a saúde… Mas acho que é o agora que é importante, porque esse agora é que vai ser para sempre. É o que a gente não vai esquecer”, afirmou, em entrevista ao programa “A arte do encontro”, em conversa com Tony Ramos, há dois anos. “A arte existe, pois a vida tem que ser entendida. A gente não entenda do que acontece, né? E a arte, essa fantasia, esse brinque, esse lúdico, explica um pouco a vida e por que existimos uns para os outros. Acho que a arte é a explicação da vida”, disse, à época.
“Quando vou a um teatro e há a catarse, e a gente se identifica com o espetáculo, saio de lá tão aliviada…! E é porque o espetáculo explicou alguma coisa da existência. Fiz uma peça muito difícil com a Nicette Bruno, e que se chamava ‘Boa noite, mãe’, sobre uma suicida que se preparava para se matar, avisando a mãe que se mataria em determinado horário. Era uma peça pesada, difícil. E, quando terminava a sessão, as pessoas saíam do teatro muito tocadas, e nós duas íamos passear. Íamos comer macarronada, porque acontecia alguma coisa nas nossas vidas. A gente se aliviava e ia comer macarronada, feliz da vida! E às vezes eu me sentia até culpada. Mas nós, que levávamos aquela mensagem, saíamos do teatro compensadas, loucas para passear. Então é isto: acho que a arte é a explicação da vida”, afirmou.
Aracy Balabanian descobriu paixão pelo teatro
A paixão pelo ofício nos teatros era cultivada, com vigor, desde a adolescência. Aos 14 anos, Aracy Balabanian viu uma palestra de Augusto Boal, então diretor do Teatro de Arena, no Colégio Bandeirantes, onde estudava. Uma chave foi acionada ali, como a própria costumava recordar. Convidada pelo dramaturgo, ela realizou um teste e entrou para o Teatro Paulista do Estudante.
A primeira montagem com o grupo foi “Almanjarra”, de Arthur Azevedo, que lhe rendeu elogios dos críticos Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi. “Eles escreveram uma crítica que terminava dizendo: ‘Aracy Balabanian: guardem esse nome’. Eu fiquei possuída”, rememorou a atriz, ao “Memória Globo”. Aos 18 anos, prestou vestibular para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e também para Ciências Sociais, na USP, atendendo ao desejo de seu pai. Mas logo abandonou o último curso para se dedicar às artes cênicas.
Quantos filhos tem a atriz Aracy Balabanian?
Aracy optou em não se casar e não ter filhos, para dedicar-se totalmente à carreira.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.