A celulite atinge maioritariamente os adultos, e a maioria deles (90%) sofre com isso. A celulite tem muitas vezes aquele aspeto de casca de laranja e nada mais é do que gordura, água e resíduos celulares acumulados e afeta os quadris e coxas, e está presente mais em mulheres do que em homens.
As causas podem ser diversas, mas sabe-se que a alimentação influencia muito. A gordura, os alimentos processados, que geralmente vêm em pacotes, fritos e cafeína ajudam à acumulação da celulite.
É por isso que aqueles que trabalham com produtos naturais aconselham a tratar a celulite de uma forma simples, usando produtos naturais e mais saudáveis.
Combater celulite, varizes e dores musculares com álcool de alecrim
O primeiro da lista é o Álcool de Alecrim. Já se conhecem as características e vantagens no uso dessa planta, sendo fácil de encontrar em jardins, florestas e pode cultivar-se facilmente em casa (basta colocar um galho num vaso com terra e ele vai crescer).
O álcool de alecrim não serve apenas para combater a celulite, é um revitalizante que ajuda também em outros problemas como:
Benefícios do álcool de alecrim
E a lista de benefícios da planta de alecrim é muito extensa:
- Ajuda a recuperar o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual (chá)
- Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos (chá)
- Digestivo e sudorífero (chá)
- Excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea (infusão)
- Excelente contra resfriado e bronquite (chá)
- Indicado para tendinite e dores musculares (álcool de alecrim)
- Indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca (chá)
- Ótimo contra cansaço mental e estafa (infusão)
- Ótimo contra perda de memória (chá)
- Excelente para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras (álcool de alecrim)
- Útil contra queda de cabelo e caspa (fazer o chá e enxaguar o cabelo com ele)
- Estimula o metabolismo, desintoxicando o fígado
Receita para fazer álcool de alecrim
Veja como preparar seu medicamento caseiro.
Ingredientes:
- Alecrim: 1 ramo fresco, de preferência com folhas e flores;
- Álcool: 92% ou 96%;
- Garrafa de vidro.
Modo de Preparo
- 1. Parta o ramo de alecrim em pedaços menores, e coloque na garrafa de vidro com álcool, de maneira que a planta fique totalmente coberta;
- 2. Deixe, fechado, num lugar sem luz por 15 dias, no máximo até 40. Vá agitando com regularidade;
- 3. Depois desse tempo, coe e volta a colocar-se numa garrafa limpa e guarda-se em lugar sem luz, novamente.
Como aplicar o álcool no corpo
- Aplique no corpo: pernas e outras partes onde sinta alguma dor ou sofra com varizes ou celulites, antes de ir para a cama.
ATENÇÃO: Nunca, mas nunca, beba esse álcool. Ele serve apenas para uso externo.
Confira os benefícios do alecrim
Experimente e conte-nos como se sente! Compartilhe essa dica de resultados fantásticos!
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Podes fazer álcool de alecrim caseiro?
Como já referimos, o álcool de alecrim é uma preparação para uso externo que oferece uma série de benefícios, especialmente para pessoas com pernas cansadas ou problemas de circulação. Não é algo que possas comprar unicamente nas lojas, como também o podes elaborar em casa. Como? Com 30 gramas de essência de alecrim por cada litro de álcool etílico de 96º.
Deve ser feito preferencialmente com alecrim fresco e recém-colhido. A saber, você pode fazer com a erva seca, porém o produto obtido será menos concentrado. Para fazer o álcool de alecrim, basta colocar alguns ramos de alecrim numa garrafa de vidro e cobri-los com álcool 70°(vende-se em farmácias). Deixe descansar 15 dias em um lugar escuro. Agite o vidro todos os dias. O tempo de maceração pode ser maior, há quem prefira deixar 40 dias, para deixar a preparação ainda mais concentrada de princípios ativos da planta.
Entretanto, 15 dias já é um bom tempo. Passado o tempo da maceração, coe/filtre o álcool, coloque-o em um vidro e bem fechado, protegendo-o da luz e do calor excessivo. Aplique-o na forma de fricção/massagem. Não use o álcool internamente nem nas mucosas e feridas. Depois de aplicá-lo na pele da região dolorida, lave imediatamente as mãos, para que não se corra o risco de levar, por esquecimento, as mãos aos olhos, o que poderia causar uma irritação. Aplique no máximo 3 vezes por dia. Este remédio natural não deve ser usado por quem tem epilepsia, grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças menores de 7 anos.
Posteriormente, basta filtrar o líquido e engarrafá-lo numa garrafa ou frasco escuro, que deve ser conservado num local ao abrigo da luz e longe de qualquer fonte de calor.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.