Como desentupir fogão com dicas simples
O seu fogão está entupido quando você tenta aceder uma boca, sente cheiro de gás, mas não vê o fogo. Ou, quando o fogo até aparece, mas de outra cor, mais amarelo. Quer dizer que ele não está encontrando o caminho livre para acender a boca por completo. Então, é hora de fazer uma boa limpeza.
- Limpeza profunda das bocas
O ideal é que essa limpeza seja feita toda vez após o uso do fogão. Mas, nem todo mundo tem tempo ou paciência para isso. A limpeza consiste em lavar muito bem as trempes (grades que servem de apoio para as panelas) e também as bocas do fogão, usando detergente e esponjinha, embaixo da torneira mesmo.
Lave bem, principalmente as laterais das bocas, onde estão os buraquinhos. Depois, seque por completo e coloque de volta no fogão para fazer o teste.
- Como desentupir fogão com agulha própria
Se mesmo fazendo uma boa limpeza, você perceber que as bocas do fogão continuam entupidas, é provável que a limpeza não tenha removido toda a sujeira. Remova a boca entupida novamente e observe cada buraquinho até encontrar o problema.
Depois, use uma agulha própria para essa função, ou outra agulha fina e longa, que caiba no buraquinho, para empurrar a sujeira e desentupir. Coloque a boca de volta no fogão e faça o teste.
- Desentupir forno de fogão
Se o problema está nas chamas do forno do seu fogão, que não estão saindo por completo, é preciso dar uma olhada mais de perto no acendedor. Comece esse procedimento desligando o gás para garantir que nenhum acidente aconteça.
Depois, retire a chapa de fundo que separa o forno do acendedor. Pegue a mesma agulha recomendada no tópico anterior e vá inserindo, com cuidado, nos buraquinhos por onde a chama sai. Coloque a chapa de volta no lugar, religue o gás e faça o teste para ver se deu certo.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
DICA EXTRA
Como limpar boca do fogão queimada
Primeira etapa de limpeza
A primeira parte da limpeza das bocas do fogão é para remover a sujeira superficial que fica grudada, como restos de alimentos.
Remova todas as bocas do fogão e lave-as normalmente com água e detergente embaixo da torneira.
Se você tiver o hábito de fazer essa limpeza sempre após cada uso, não vai precisar de mais nada. Só deixar secar.
Segunda etapa de limpeza
Agora, se mesmo com a primeira etapa, as bocas do seu fogão continuarem sujas, precisando de um reforço, pode usar uma outra técnica.
Coloque as bocas dentro de uma panela com água e misture um pouco de vinagre. Se estiverem muito, muito sujas, pode escolher misturar também um pouco de detergente ou de saponáceo em pó.
Deixe essa mistura ferver por 10 minutos.
Depois, escorra as bocas com cuidado e deixe-as esfriarem.
Quando já estiverem frias, use uma esponja de aço para esfregá-las novamente e remover a sujeira que estava presa.
Por fim, use um limpador de inox se quiser deixar as bocas mais bonitas, com brilho.
Manutenção frequente
Para evitar passar mais trabalho na hora de limpar as bocas queimadas do fogão, adote o hábito de limpar todo o eletrodoméstico sempre após o uso. Assim, não haverá tanta sujeira acumulada e o serviço será sempre mais fácil e rápido.