- Água oxigenada
Causada pelo papilomavírus humano (HPV), a verruga não é uma condição grave e pode muitas vezes desaparecer sozinha.
Elas podem surgir em qualquer parte do corpo, mas aparecem com mais frequência nos dedos, no pescoço, axilas, parte superior do tórax, virilha e nas pálpebras.
Fatores genéticos, excesso de gordura no corpo e diabetes podem facilitar seu surgimento.
As verrugas são altamente contagiosas e é preciso tomar cuidado para não espalhar o vírus por aí ou pegar o problema de alguém, já que a transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados.
As verrugas que se formam em cima dos pés, ou em cima das mãos e dedos são classificadas como verrugas comuns (ou vulgares).
Uma verruga na sola do pé é uma verruga plantar, chamada de “olho de peixe”, e pode ser bastante dolorosa.
As verrugas venéreas ou genitais estão localizadas nos órgãos genitais e são transmitidas por contato sexual, por isso são uma forma de doença sexualmente transmissível (DST).
Mas a boa notícia diante de tudo isso é que você pode tratar as verrugas na pele de maneira muito simples: usando peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada.
MAS ATENÇÃO! Antes de tentar remover uma verruga, faça exames e tenha certeza de que esta é uma condição benigna de pele.
Para quem ainda não sabe, a água oxigenada é um agente adstringente e clareador natural que pode ser comprado em variadas concentrações nas farmácias.
Pode ser usado para clarear os dentes, tratar fungos nas unhas, remover manchas difíceis das superfícies durante a desinfecção.
Anote aí os ingredientes necessários para tratar verrugas:
Água oxigenada 10 volumes (vende em qualquer farmácia)
cotonetes
uma lixa de unha ou pedra-pomes (para verrugas na sola dos pés)
Se você estiver tratando uma verruga plantar, mergulhe a ponta de algodão do cotonete na água oxigenada 10 volumes e, em seguida, esfregue-o na verruga com cuidado.
Para um melhor resultado, repita este tratamento de três a cinco vezes por dia durante uma semana ou duas.
Se no início a pele ao redor da verruga ficar esbranquiçada, não se assuste.
Isso é normal e significa que o remédio está funcionando.
Continue o tratamento até que a verruga fique negra e se forme em uma crosta (uma camada de pele semelhante a um filme), que cairá.
Avisos importantes:
Não use água oxigenada para remover verrugas ao redor das pálpebras, pois isso pode prejudicar os olhos.
Se a verruga estiver em uma área sensível, você deve diluir a solução de peróxido de hidrogênio com água filtrada ou, por precaução, não usar essa técnica.
Se a água oxigenada não resolver, vale a pena experimentar o vinagre de maçã.
- Vinagre de maçã
3 remédios caseiros para remover \”olho de peixe\”
O ácido acético presente no vinagre de maçã é capaz de promover uma esfoliação química da pele, retirando a camada mais superficial e ajudando a eliminar as verrugas mais rapidamente.
Para usar o vinagre de maçã deve-se aplicar algodão num pequeno pedaço de algodão e depois aplicar sobre a verruga do “olho de peixe”. Por fim, deve-se aplicar um band-aid e calçar uma meia, para segurar o algodão no local a tratar. O ideal é que o tratamento com o vinagre de maçã seja feito durante a noite.
Em alguns casos, o ácido do vinagre de maçã também pode causar irritação da pele. Por esse motivo, é aconselhado aplicar o algodão apenas sobre a verruga, evitando aplicar sobre a pele em volta.
- Aspirina
3 remédios caseiros para remover \”olho de peixe\”
A aspirina é um medicamento vendido na farmácia que contém ácido acetilsalicílico na sua composição, uma substância que é formada a partir do ácido salicílico. Esse ácido salicílico, geralmente é usado em produtos para a pele, incluindo pomadas para tratar verrugas, pois é capaz de criar um efeito de peeling ligeiro, removendo a camada mais superficial da pele.
Assim, a aspirina pode ser utilizada no tratamento de alguns problemas de pele, onde se incluem as verrugas do “olho de peixe”, já que a aspirina pode ajudar a retirar lentamente as camadas de pele, reduzindo o tamanho da verruga.
Para aplicar a aspirina deve-se triturar um comprimido de aspirina e misturar com um pouco de água morna, até formar uma pasta, que deve ser aplicada sobre a verruga. Depois, deve-se deixar a pasta atuando por 10 a 15 minutos e remover com água morna. Esta aplicação deve ser feita todos os dias até que a verruga desapareça completamente.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
- Óleo essencial de tea tree
O óleo essencial de tea tree, também conhecido como óleo de melaleuca, tem uma forte ação antiviral que tem sido investigada para combater vários tipos do vírus HPV, que é o responsável pelo aparecimento de verrugas na pele, incluindo o “olho de peixe”.
Para usar este óleo deve-se diluir 1 ou 2 gotas do óleo num pouquinho de um óleo vegetal, como o de coco ou de amêndoas, e depois aplicar sobre a verruga pelo máximo de tempo possível. Este procedimento deve ser repetido até 2 vezes por dia.