O alvejante é um produto químico que provavelmente você usa na desinfecção doméstica, incluindo pisos, paredes, roupas, louças e até alimentos. Sim, até alimentos porque a água sanitária, que pode ser usada para higienizar vegetais, é um tipo de alvejante. Então, se você o usa para tantas coisas, é uma ótima ideia fazer alvejante caseiro e economizar ainda mais. Veja as receitas a seguir.
2 Formas de fazer alvejante caseiro
Antes de partir para as receitas, é importante você saber que existe uma diferença entre a água sanitária pura e outros tipos de alvejante.
A água sanitária é composta apenas por água comum e uma pequena quantidade de cloro, que na embalagem vai estar descrito como hipoclorito de sódio. Mas tem outros tipos de alvejante que levam mais ingredientes na sua composição e por isso não podem ser usados para higienizar vegetais, oferecendo risco de intoxicação.
Então a água sanitária pode ser usada para tudo, mas se houver outros ingredientes na mistura além de água e cloro, use apenas para a limpeza da casa e para branquear as roupas.
Sendo assim, como não é recomendado fazer a água sanitária em casa porque envolve contato com o hipoclorito de sódio puro, que é muito forte, você vai ver a seguir receitas de alvejantes caseiros que misturam outros ingredientes na água sanitária comum para usar na limpeza doméstica e nas roupas.
1. Alvejante para roupas brancas
A primeira opção de alvejante caseiro é ideal para usar nas roupas, pois os ingredientes são especialmente úteis para essa finalidade. Você até pode usar na limpeza de piso, parede, ralo e vaso sanitário, mas lembre-se de nunca usar para higienizar alimentos.
Ingredientes
- Água sanitária comum (Super Cândida, Q Boa ou outra): 1 litro;
- Detergente neutro: 500 mililitros;
- Sabão líquido para roupas brancas: 500 mililitros;
- Bicarbonato de sódio: 3 colheres de sopa;
- Água da torneira: 5 litros.
Modo de preparo
1. Em uma bacia grande, coloque primeiro 2 litros de água. Em seguida, adicione o bicarbonato e misture bem, usando uma colher de pau, cuidando para não respingar nos olhos.
2. Quando estiver totalmente misturado, adicione o detergente e misture de novo.
3. Adicione a água sanitária e torne a misturar. Tome cuidado para não encostar em nada colorido porque pode manchar, e faça isso longe das crianças e animais.
4. Por último, misture o sabão de roupa. Mexa muito bem essa mistura.
5. Por fim adicione os restantes 3 litros de água e misture. Depois é só armazenar em frascos limpos e com tampa e guardar em local arejado e que não bata sol, que seja seguro, longe do alcance das crianças.
2. Alvejante para pisos e paredes brancas
Essa segunda opção requer os mesmos cuidados de manuseio e armazenamento que a anterior. Os ingredientes utilizados são próprios para deixar o piso bem branquinho e também as paredes que já sejam brancas, mas estejam encardidas ou manchadas.
Ingredientes
- Água da torneira: 400 mililitros;
- Bicarbonato de sódio: 2 colheres de sopa;
- Sal: 1 colher de sopa;
- Água sanitária: 400 mililitros;
- Detergente: 500 mililitros;
- Água oxigenada 20 volumes cremosa: 1 colher de sopa;
- Desinfetante: 300 mililitros.
Modo de preparo
1. Em um recipiente coloque a água, o sal e o bicarbonato. Mexa bem para dissolver.
2. Em seguida adicione o desinfetante, a água sanitária, a água oxigenada e misture bem.
3. Por fim, misture do detergente e volte a misturar tudo. Está pronto seu alvejante caseiro. Armazene em uma garrafa pet e pode utilizar para deixar os pisos bem branquinhos.
Dicas para deixar roupas mais brancas com alvejante caseiro
O alvejante tem esse nome porque um dos significados da palavra alvejar é tornar mais branco. Essa é a principal função do produto, e ele faz isso através da desinfecção, matando os micro-organismos que deixam as manchas e o encardido.
Portanto, depois de fazer alvejante caseiro, a primeira dica quando for utilizá-lo para deixar as roupas mais brancas, é que somente deve escolher roupas brancas mesmo. Jamais coloque alvejante em roupas coloridas, pois ele vai manchar ou desbotar a peça, mesmo que seja apenas um detalhe de cor muito pequeno na estampa.
Outra dica é que não use esses produtos com cloro todas as vezes que for lavar roupa branca. Dependendo da fragilidade do tecido, com o tempo de uso do produto as fibras podem ser danificadas. Assim, ao invés de deixar a roupa mais branca, ela pode ficar amarelada. Então, use apenas quando necessário.
Por fim, para deixar as roupas mais brancas com o alvejante caseiro, deixe as peças de molho por 15 minutos na solução. Enxágue o coloque na máquina para lavar normalmente. Mesmo depois de enxaguar, só coloque as peças brancas na máquina, pois ainda vai ter vestígio do produto no tecido e vai manchar outras peças que não sejam brancas.