Confira a seguir as causas, sintomas e tratamentos da doença que tirou a vida de Palmirinha.
O que é a doença?
A doença renal crônica se trata de uma diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins de filtrar os resíduos do sangue. Isso ocorre devido a um dano gradual e irreversível desses órgãos, podendo levar à insuficiência renal crônica e a necessidade de diálise ou transplante renal. Essa condição é frequentemente silenciosa e assintomática em seus estágios iniciais, sendo diagnosticada apenas quando já está avançada.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da doença renal crônica podem variar e muitas vezes são sutis no início. Eles incluem fadiga, náusea, vontade de urinar durante a noite, coceira, confusão, cãibras, perda de apetite, entre outros. Além disso, o inchaço nas pernas e tornozelos, falta de ar, hipertensão e anemia também podem estar presentes. É importante ressaltar que esses sintomas podem ser atribuídos a outras condições médicas, tornando o diagnóstico difícil sem exames específicos.
Quais são as causas?
As principais causas da doença renal crônica costumam estar relacionadas com diabetes e pressão arterial alta (hipertensão). Ambas as condições podem danificar os vasos sanguíneos dos rins e prejudicar sua capacidade de funcionamento. Outras causas incluem doenças autoimunes, infecções renais, obstrução do trato urinário, doenças hereditárias e uso prolongado de medicamentos nefrotóxicos.
Tratamento
O tratamento da doença renal crônica deve ser indicado por um médico, levando em consideração o estágio da doença, a causa e a saúde geral do paciente. As opções de tratamento podem incluir medicamentos para controlar a pressão arterial, tratar anemia, proteger os ossos e regular o equilíbrio de eletrólitos no organismo.
Mudanças na alimentação, como a redução do consumo de sódio, proteínas e potássio, também podem ser necessárias. Em casos mais avançados, a diálise ou até mesmo um transplante renal podem ser recomendados como tratamento definitivo.
Palmirinha Onofre morreu aos 91 anos de idade. A família da apresentadora confirmou a morte por um post nas redes sociais. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, dizia o comunicado.
“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”.
“Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”
Uma figura icônica dos programas de culinária na TV brasileira. Sua família confirmou a morte por meio de um comunicado nas redes sociais, informando que a causa foi o agravamento de problemas renais crônicos.
Palmirinha era conhecida como a vovó mais querida do Brasil, graças à sua atuação por décadas na TV aberta e fechada, onde apresentava suas receitas de maneira simples e cativante.
Palmirinha começou sua carreira na TV em 1994, aos 63 anos, após participar de uma matéria no programa de Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Ana Maria Braga descobriu seu talento e a convidou para apresentar um programa de culinária, onde Palmirinha permaneceu por cinco anos.
Em seguida, ela foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde ficou por mais de onze anos.
Mais tarde, ela apresentou seu próprio programa, o “Programa da Palmirinha”, no canal fechado Bem Simples/FOX Life, que foi ao ar até 2015.
Além de sua atuação na TV, Palmirinha também teve participações de destaque em programas de outras emissoras, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial e The Noite. Em 2017, ela fez uma participação especial no filme “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT, em 2019.
Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas
Palmirinha deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos. Ela sempre foi uma referência de mulher guerreira que batalhou para sustentar sua casa e dar uma vida digna a suas filhas.
Ela aprendeu a cozinhar com sua mãe, quando tinha apenas 5 anos de idade, em um hotel de Bauru, cidade do interior de São Paulo. Sua paixão pela culinária foi cultivada ao longo de sua vida, e ela se tornou uma das cozinheiras mais queridas do Brasil.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
PELE de Bebê para Remover MANCHAS e RUGAS da PELE